AC1 HISTÓRIA MANHÃ – 6º
ANO
1. O que
significa dizer que a República Romana tinha um caráter aristocrático?
Porque os patrícios (aristocratas)mantinham o poder
CONTEÚDO:
ROMA ANTIGA
2. Qual
instituição tinha mais poder na República Romana?
Senado
CONTEÚDO:
ROMA ANTIGA
3.
Marcus Aurelius, habitante da cidade de Roma, foi acusado de roubar pão, quem,
de acordo com o texto acima, iria resolver o caso de Marcus Aurelius?
Pretores
CONTEÚDO:
ROMA ANTIGA
4. A
religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que
combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Na Roma
Antiga, com o passar dos séculos, diferentes cultos e divindades foram incluídos
ao sistema religioso da cidade. Quem presidia os cultos públicos?
Cônsules
CONTEÚDO:
ROMA ANTIGA
5. Se
você fosse um cidadão romano, você poderia se alistar no exército como
legionário. Quem comandava o exército? Cônsules
CONTEÚDO:
O IMPÉRIO ROMANO
Leia o
texto abaixo e responda à questão 6:
Pão e Circo
Com o
crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão
gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus
empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca
de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma
revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo.
Esta
consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias
ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de
Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente
acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
CONTEÚDO:
O IMPÉRIO ROMANO
6.
Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e Circo
durante o Império Romano:
O governo oferecia comida e diversão aos romanos para evitar
revoltas da população por conta dos altos impostos
CONTEÚDO:
O IMPÉRIO ROMANO
7. Você
acha que distribuir alimento e diversão gratuitamente para os pobres é a melhor
solução para seus problemas? Por quê?
Resposta pessoal, porém com argumentos claros e que demonstrem que o
senso crítico do aluno
CONTEÚDO:
O IMPÉRIO ROMANO
8-
Indique no mapa o território pertencente a
“Roma antiga”.
O aluno deverá marcar o mapa da Itália
CONTEÚDO
: ROMA ANTIGA
9. Com
suas palavras, porém baseados em seus estudos e aulas, identifique
a origem de Roma pela:
A)História
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da
mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos,
etruscos e italiotas.
b)Mitologia
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de
Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio
Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados
posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de
Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
CONTEÚDO
: ROMA ANTIGA
10.
Complete a pirâmide com classes sociais
da sociedade romana .
- Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma,
os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos
públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No
topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.
- Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era
composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores
livres. Possuíam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.
- Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos
patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era
formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio
econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e
questões militares.
- Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos
eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias
para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas
comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais
domésticos. Na época do Império Romano, o número de escravos aumentou de forma
extraordinária.
- Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de
seus proprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade.
Geralmente trabalhavam para seu ex dono.
QUESTÃO
DESAFIO
CONTEÚDO
: ROMA ANTIGA
Na Roma
antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o senhor
detinha o direito de vida e de morte. Em quais condições alguém se tornava
escravo na República romana?
Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram
vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos
pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também
serviam como serviçais domésticos.
ACI FILOSOFIA – 6º ANO
MANHÃ
CONTEÚDO: O MITO
1- Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos.
O que os gregos buscavam explicar
através dos mitos?
(5 escores)
(fatos da realidade e da natureza)
CONTEÚDO: O MITO
2- Quais os objetivos dos mitos? (5 escores)
(transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda
não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e
orações.)
CONTEÚDO: UMA VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO
3- Cite alguns personagens que fazem parte da mitologia
grega. (5 escores)
(deuses do Olimpo, os Titãs, e outras figuras mitológicas como
minotauros e centauros )
CONTEÚDO: MITO
4- Qual a diferença de
um mito e de uma lenda? (5 escores)
(uma lenda pode ser uma pessoa real que concretizou feitos
fantásticos, como Pelé, Frank Sinatra, etc. Um mito é um personagem criado,
como Zeus, Hércules, Hidra de Lerna, Fênix )
CONTEÚDO: UMA VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO
5- Elabore um desenho explicando o Mito da Caverna de Platão.
(10 escores)
O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento)
que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para
a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta
parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais,
plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros
ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Vamos
imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder
explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a
realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas
imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo
real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais
e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da
caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar
tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade
que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de
louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas
absurdas.)
CONTEÚDO: A CONSCIÊNCIA TRÁGICA E A FILOSOFIA
6- Explique o mito de Narciso. (5 escores)
(Narciso, um jovem tão bonito que despertou o amor de Eco, uma
bela ninfa. Narciso rejeitou esse amor, fazendo que a ninfa ficasse destruída
com a rejeição. Como castigo, a deusa Nêmesis fez com que ele se apaixonasse
pelo próprio reflexo no rio, de tal forma que Narciso morreu afogado.)
CONTEÚDO: O MITO NO MUNDO DE HOJE
7- CARREGAR O MUNDO NAS COSTAS
O mito do titã Atlas, se refere a punição de Atlas. Por ter lutado contra os
deuses do Olimpo, teria a incumbência de segurar eternamente sobre seus ombros
nada menos do que o próprio céu. Essa punição lhe foi dada pelo próprio Zeus.
E hoje em dia, como podemos interpretar a expressão: “
CARREGAR O MUNDO NAS COSTAS” ? (5 escores)
(Essa expressão é usada quando alguém nos parece cabisbaixo,
cansado e cheio de preocupações e logo dizemos que a pessoa está “carregando o
mundo nas costas” )
CONTEÚDO: O MITO NO MUNDO DE HOJE
8- Cupido andava sempre munido de seu arco, buscando alvos
para suas flechas, que poderiam ser tanto homens, bem como deuses. Quem tivesse
seu coração atingido por uma de suas flechas imediatamente se apaixonaria por
outra pessoa. Sua imagem mais comum é a de um anjo portando um arco e flecha. O
próprio cupido teve uma grande paixão: Psiquê, a deusa da alma.
Hoje em dia o que significa a expressão: BANCAR O CUPIDO? (5 escores)
(Essa é uma expressão bastante
utilizada quando vemos alguém tentando fazer com que duas pessoas se unam em um
relacionamento amoroso. )
CONTEÚDO: O MITO NO MUNDO DE HOJE
9- O CAVALO DE TRÓIA: No meio da noite, os soldados gregos
escondidos no interior do cavalo desceram, abriram os portões da cidade para o
restante das tropas gregas invadirem e matarem facilmente os combalidos
soldados troianos, decidindo assim o resultado final da famosa guerra e selando
o destino da cidade de Tróia.
Depois desse episódio o termo PRESENTE DE GREGO FICOU FAMOSO
ATÉ OS DIAS DE HOJE.
Qual o significado desse termo nos dias atuais? (5 escores)
(É uma expressão muito utilizada em situações que indicam que
um presente não foi dado com boas intenções. )
CONTEÚDO: A CONSCIÊNCIA TRÁGICA E A FILOSOFIA
10- A tragédia
grega nasceu do culto a qual deus ? (5
escores)
Dionísio
QUESTÃO DESAFIO
CONTEÚDO: A MITOLOGIA NOS DIAS DE HOJE
Observe a charge e responda.
A charge faz uma ironia a que? Justifique. (1 PONTO)
( a charge ironiza a justiça brasileira que é falha e branda
com os ricos e severa e injusta, as vezes, com os pobres. Pode também remeter
aos 12 trabalhos de Hércules )
AC1 FILOSOFIA 6º ANO TARDE
CONTEÚDO: O MITO
1- Defina a palavra
MITOLOGIA.
A mitologia é o
estudo dos mitos, suas origens, evolução e significado.
Conteúdo: o mito
2- Entre todas as civilizações qual a quem o
maior número de MITOS?
A grega
CONTEÚDO: o mito
3- Observe a imagem abaixo e responda a qual mito
ela se refere. Fale um pouco sobre a história desse mito.
Medusa: Era um
monstro feminino e temida por seus poderes. Transformava em pedra qualquer
pessoa que olhasse diretamente para ela. Ao contrário de suas irmãs, Esteno e
Euríale, Medusa era mortal e foi decapitada pelo heroi Perseu, que utilizou
posteriormente sua cabeça como arma.
CONTEÚDO: Uma visão
mitológica do mundo.
4- Qual a origem dos mitos?
O mito surge a
partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas
funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele
vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante
da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, e que,
acima de tudo, “jogue para a boca do mito” o que gostaria de impor, mas
adequando a estrutura do mito de uma forma que tranquilize os ânimos e responda
às necessidades do coletivo.
CONTEÚDO: Uma visão
mitológica do mundo.
5- Quais as funções do mito?
Serve para explicar
o presente com alguma ação do passado / o mito organiza as relações sociais
indicando o que é certo e errado / serve para compensar os humanos por alguma
perda
CONTEÚDO: O Mito no mundo de
hoje
6- O mito é uma mentira? Justifique.
O mito não é uma
mentira, pois é verdadeiro para quem o vive. Não podemos afirmar também que o
mito é uma ilusão, pois sua história tem uma racionalidade, mesmo que não tenha
uma lógica, por trabalhar com a fantasia.
CONTEÚDO: O Mito no mundo de
hoje
7- Qual a relação entre os
super-heróis e os mitos?
Os super-heróis dos
desenhos animados e dos quadrinhos, bem como os personagens de filmes, passam a
encarnar o Bem e a Justiça, assumindo a nossa proteção imaginária.
CONTEÚDO: A consciência
trágica e a Filosofia
8- Comumente, entre nós,
modernos, a palavra "tragédia" tornou-se uma aplicação costumeira
para designar um acontecimento doloroso, catastrófico, acompanhado de muitas
vítimas. Diferencie a tragédia grega da tragédia dos dias atuais.
A tragédia definia
acima de tudo uma forma artística, ou algo que somente ocorria entre os
grandes.
CONTEÚDO: A consciência
trágica e a Filosofia
9- Qual a relação entre a tragédia grega e o
teatro?
A tragédia se
iniciou no tetro grego e é uma viagem em torno das grandes paixões humanas, personificadas
por personagens importantes (deuses, heróis) da mitologia.
CONTEÚDO: A consciência
trágica e a Filosofia
10- Onde surgiu o teatro? Comente.
O teatro teve sua
origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas
em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas
festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias
seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a
colheita do vinho naquela região.
QUESTÃO DESAFIO
CONTEÚDO: A consciência
trágica e a Filosofia
Em Fortaleza temos um
importante teatro. O Teatro José de Alencar além de sua arquitetura belíssima é
patrimônio do povo cearense. Você
frequenta teatro? Qual a importância do teatro para a nossa cultura?
AC1 FILOSOFIA 7º ANO MANHÃ
CONTEÚDO: A TEORIA DO
CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO
1- O que é o RACIONALISMO? (5 ESCORES)
É basicamente ver a
realidade como algo explicável , que tem uma causa
CONTEÚDO: A TEORIA DO
CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO
2- Qual ciência os filósofos
racionalistas adotaram como elemento para expandir a ideia de razão e a
explicação da realidade? (5
ESCORES)
A matemática
CONTEÚDO: A TEORIA DO
CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO
3- Qual a contribuição de Renê Descartes para o
Racionalismo? (5 ESCORES)
elaborou um método
baseado na geometria e nas regras do
método científico.
CONTEÚDO: A TEORIA DO
CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO
4- O que John Locke quis dizer com a expressão
TABULA RASA? (5 ESCORES)
as pessoas nada
conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências
vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
CONTEÚDO: A TEORIA DO
CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO
5- O que quer dizer EMPIRISMO? (5 ESCORES)
aquilo que pode ter
sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências
e observações.
CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É
ISSO AFINAL?
6- Observe a charge e
responda. (5 ESCORES)
Na sua opinião a essência de
todas as coisas é a água ou o amor? Justifique de maneira clara, coerente e lógica.
Resposta pessoal do
aluno porém ele deve argumentar de forma
coerente a partir de sua escolha.
CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É
ISSO AFINAL?
7- Observe a charge :
Escolha uma dessas palavras
que o garoto perguntou o significado ao pai e explique o que significa. ( não
vale dar a mesma resposta do pai do garoto) (5 ESCORES)
O aluno escolhe a
palavra e pode explicar da maneira que ele entenda desde que possua lógica.
CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É
ISSO AFINAL?
8- O que é Lógica? (5 ESCORES)
É a ciência que se
ocupa da descoberta e formulação das leis do pensamento correto
CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É
ISSO AFINAL?
9- Vamos usar o raciocínio lógico
pra resolver essa questão:
Nenhum homem sabe dançar |
|
Este dançarino é homem
|
|
logo,
|
Este dançarino não sabe dançar
|
A conclusão desta proposição é verdadeira ou falsa? Justifique. (5 ESCORES)
Este raciocínio é
formalmente correto, uma vez que a conclusão está corretamente deduzida. Mas a
conclusão é falsa, uma vez que é falsa a primeira proposição ("Nenhum
homem sabe dançar"). Estamos perante um raciocínio que tem validade formal,
mas não tem validade material. Logo temos que concluir que é falso
CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É
ISSO AFINAL?
10- O que é Silogismo? (5
ESCORES)
Silogismo nada mais
é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai)
uma conclusão.
QUESTÃO DESAFIO – (1 PONTO)
CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É
ISSO AFINAL?
Observe o argumento abaixo e
informe se ele é válido ou não.
Justifique .
P1 - Todo
homem é mortal
P2 - Sócrates
é homem
C - Logo,
Sócrates é mortal
O argumento é válido não porque a conclusão
é verdadeira, mas por estar no modelo formal
AC1 FILOSOFIA 7º ANO TARDE
CONTEÚDO: Racionalismo e
Empirismo
1- O que é o RACIONALISMO? (5 ESCORES)
O Racionalismo é
uma corrente filosófica baseada nas operações mentais para definir a
viabilidade e efetividade das proposições apresentadas.
CONTEÚDO: Racionalismo e
Empirismo
2- Qual a relação do
racionalismo e a lógica? (5 ESCORES)
Tradicionalmente,
o Racionalismo era definido pelo raciocínio como operação mental, discursiva e
lógica para extrair conclusões.
CONTEÚDO: Racionalismo e
Empirismo
3- O que é empirismo? (5
ESCORES)
O conhecimento é
limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de
tentativas e erros.
CONTEÚDO: Racionalismo e
Empirismo
4- Segundo Locke, “nada
pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos”. Como podemos
interpretar essa frase? (5 ESCORES)
as ideias surgem
da experiência externa (via sensação), ou interna (via reflexão), e podem ser
classificadas em simples (como a ideia de largura, que vêm da visão) ou
compostas (a ideia de doença, resultado de uma associação de ideias).
CONTEÚDO: Racionalismo e
Empirismo
5- Além de John Lock
,quais os outros filósofos que são associados ao empirismo? (5 ESCORES)
Aristóteles, Tomás de
Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, George Berkeley e John S
CONTEÚDO: Lógica: o que é
isso afinal?
6- Observe o teste abaixo.
Você conseguiria
resolvê-lo? Para isso teria que utilizar a lógica ou empirismo? Justifique. (5
ESCORES)
A resposta deve
ser dada utilizando-se a lógica. Virando a imagem de ponta cabeça vemos que a
posição do carro é 87
CONTEÚDO: Lógica: o que é
isso afinal?
7- O que é a LÓGICA? (5
ESCORES)
A Lógica é o
estudo filosófico do raciocínio válido. Utilizada em atividades mais
intelectuais
CONTEÚDO: Lógica: o que é
isso afinal?
8- Em que ciências a
lógica é mais utilizada? Comente. (5 ESCORES)
a lógica é usada
principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da
computação
CONTEÚDO: Lógica: o que é
isso afinal?
9- Podemos ter um
pensamento ordenado e organizado sem utilizar a lógica? Justifique. (5 ESCORES)
Possivelmente
não. Sem ordenar as ideias através da lógica não chegaremos a um resultado ou
solução coerentes.
CONTEÚDO:
Lógica: o que é isso afinal?
10- Qual filósofo criou a lógica? (5 ESCORES)
Aristóteles
QUESTÃO DESAFIO – (1
PONTO)
CONTEÚDO: Lógica: o que é
isso afinal?
Como você interpreta essa
resposta do aluno na questão de
Matemática? Qual a lógica utilizada pelo
Resposta pessoal do
aluno. Porém deve ser coerente com o assunto LÓGICA.
AC1 - FILOSOFIA 8º ANO MANHÃ
CONTEÚDO – A adolescência é a idade da
(in) certeza?
01. Explique a afirmação: “a
adolescência é marcada por crises e contradições”.
GABARITO – O jovem abandona suas
características infantis, muitas vezes não assume as responsabilidades da vida
adulta.
CONTEÚDO - A adolescência é a idade da
(in) certeza?
02. Quais são as causas da “perda da
identidade” dos adolescentes?
GABARITO – Na maioria das vezes o
adolescente não se reconhece mais no seu corpo, busca comparar-se com os outros
e passa a questionar a sua própria identidade.
CONTEÚDO - A adolescência é a idade da
(in) certeza?
03. Caracterize a situação dos
adolescentes perante aos pais e vice versa.
GABARITO – Ao mesmo tempo em que
hostilizam os pais, desejam sua atenção. Os pais esperam dos filhos atitudes
responsáveis, mas não sabem lidar com as inquietações dos filhos em relação à
vida sexual.
CONTEÚDO - A adolescência é a idade da
(in) certeza?
04. Defina como se da a ambiguidade do
conflito de gerações entre os pais e os filhos adolescentes.
GABARITO – O adolescente quer ser tratado
como adulto quando acha que os pais o estão tratando como criança , e acha que
os pais o estão tratando como adulto quando gostaria de ser tratado como
criança.
CONTEÚDO - Pais e filhos: conflitos e
contradições
05. Que tipo de conflito você já teve
com seus pais?
GABARITO – Resposta livre desde que
esteja em acordo com o conteúdo.
CONTEÚDO - Pais e filhos: conflitos e
contradições
06. Caracterize a geração de
adolescentes do cantor e compositor Renato Russo.
GABARITO – Ele representa uma geração que
viveu com conflitos e crises e que tentou mudar o mundo denunciando as
injustiças sociais, falando de amor de Deus, da vida e da morte.
CONTEÚDO - Pais e filhos: conflitos e
contradições
07. Na musica pais e filhos o que
Renato Russo mostra?
GABARITO – Ele mostra os conflitos da
relação entre pais e filhos e vice-versa, mostrando o desamparo do sujeito no
mundo moderno.
CONTEÚDO - Sexualidade: o que é isso
afinal?
08. Por que a maioria dos adolescentes
se sente envergonhada para falar quando se trata da questão da sexualidade?
Justifique a sua resposta.
GABARITO – Resposta livre desde que
esteja em acordo com o conteúdo.
CONTEÚDO - Sexualidade: o que é isso
afinal?
09. Por que a sexualidade tem um
sentido humano?
GABARITO – Por que diferentemente dos
animais ele é mais que um impulso biológico, ele é antes e acima de tudo, uma
manifestação de afeto, que se dá de forma espontânea e permanente.
CONTEÚDO - Sexualidade: o que é isso
afinal?
10. Por que a sexualidade é um
aprendizado que não tem fim?
GABARITO – Desde o nascimento até a morte
estamos sempre aprendendo, em casa nas relações de afeto e ternura dos pais, na
troca de experiências com os colegas de escola
QUESTÃO DESAFIO
Para você a sexualidade é um assunto
que deve ser tratado na escola? Justifique sua resposta.
GABARITO – Resposta livre
desde que esteja em acordo com o conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário