quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CORREÇÃO DAS PROVAS AC1 DO FUNDAMENTAL 2 - COLÉGIO DÁULIA



AC1 HISTÓRIA MANHÃ – 6º ANO

1. O que significa dizer que a República Romana tinha um caráter aristocrático?
Porque os patrícios (aristocratas)mantinham o poder

CONTEÚDO: ROMA ANTIGA
2. Qual instituição tinha mais poder na República Romana?
Senado

CONTEÚDO: ROMA ANTIGA
3. Marcus Aurelius, habitante da cidade de Roma, foi acusado de roubar pão, quem, de acordo com o texto acima, iria resolver o caso de Marcus Aurelius?
Pretores

CONTEÚDO: ROMA ANTIGA
4. A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Na Roma Antiga, com o passar dos séculos, diferentes cultos e divindades foram incluídos ao sistema religioso da cidade. Quem presidia os cultos públicos?
Cônsules

CONTEÚDO: ROMA ANTIGA
5. Se você fosse um cidadão romano, você poderia se alistar no exército como legionário. Quem comandava o exército?  Cônsules

CONTEÚDO: O IMPÉRIO ROMANO
Leia o texto abaixo e responda à questão 6:
                                                      Pão e Circo
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo.
Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

CONTEÚDO: O IMPÉRIO ROMANO
6. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e Circo durante o Império Romano:
O governo oferecia comida e diversão aos romanos para evitar revoltas da população por conta dos altos impostos

CONTEÚDO: O IMPÉRIO ROMANO
7. Você acha que distribuir alimento e diversão gratuitamente para os pobres é a melhor solução para seus problemas? Por quê?
Resposta pessoal, porém com argumentos claros e que demonstrem que o senso crítico do aluno

CONTEÚDO: O IMPÉRIO ROMANO
8- Indique no mapa o território pertencente a  “Roma antiga”.



O aluno deverá marcar o mapa da Itália

CONTEÚDO : ROMA ANTIGA
9. Com suas palavras, porém baseados em seus estudos e aulas,  identifique  a origem de Roma pela:
A)História
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas.
b)Mitologia

Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
CONTEÚDO : ROMA ANTIGA
10. Complete a pirâmide com classes  sociais da  sociedade  romana .


- Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.

- Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuíam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa.

- Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares.

- Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos. Na época do Império Romano, o número de escravos aumentou de forma extraordinária.

- Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de seus proprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade. Geralmente trabalhavam para seu ex dono.

QUESTÃO DESAFIO
CONTEÚDO : ROMA ANTIGA
Na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte. Em quais condições alguém se tornava escravo na República romana?
Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos.


ACI FILOSOFIA – 6º ANO MANHÃ

CONTEÚDO: O MITO
1- Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos. O que os gregos buscavam  explicar através dos mitos?
 (5 escores)
 (fatos da realidade e da natureza)
CONTEÚDO: O MITO
2- Quais os objetivos dos mitos? (5 escores)
 (transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.)
CONTEÚDO: UMA VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO
3- Cite alguns personagens que fazem parte da mitologia grega. (5 escores)
 (deuses do Olimpo, os Titãs, e outras figuras mitológicas como minotauros e centauros )
CONTEÚDO: MITO
4-  Qual a diferença de um mito e de uma lenda? (5 escores)
 (uma lenda pode ser uma pessoa real que concretizou feitos fantásticos, como Pelé, Frank Sinatra, etc. Um mito é um personagem criado, como Zeus, Hércules, Hidra de Lerna, Fênix )

CONTEÚDO: UMA VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO
5- Elabore um desenho explicando o Mito da Caverna de Platão. (10 escores)
O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.)

CONTEÚDO: A CONSCIÊNCIA TRÁGICA E A FILOSOFIA
6- Explique o mito de Narciso. (5 escores)
 (Narciso, um jovem tão bonito que despertou o amor de Eco, uma bela ninfa. Narciso rejeitou esse amor, fazendo que a ninfa ficasse destruída com a rejeição. Como castigo, a deusa Nêmesis fez com que ele se apaixonasse pelo próprio reflexo no rio, de tal forma que Narciso morreu afogado.)

CONTEÚDO: O MITO NO MUNDO DE HOJE
7- CARREGAR O MUNDO NAS COSTAS



O mito do titã Atlas, se refere a  punição de Atlas. Por ter lutado contra os deuses do Olimpo, teria a incumbência de segurar eternamente sobre seus ombros nada menos do que o próprio céu. Essa punição lhe foi dada pelo próprio Zeus.
E hoje em dia, como podemos interpretar a expressão: “ CARREGAR O MUNDO NAS COSTAS” ? (5 escores)
 (Essa expressão é usada quando alguém nos parece cabisbaixo, cansado e cheio de preocupações e logo dizemos que a pessoa está “carregando o mundo nas costas” )



CONTEÚDO: O MITO NO MUNDO DE HOJE
8- Cupido andava sempre munido de seu arco, buscando alvos para suas flechas, que poderiam ser tanto homens, bem como deuses. Quem tivesse seu coração atingido por uma de suas flechas imediatamente se apaixonaria por outra pessoa. Sua imagem mais comum é a de um anjo portando um arco e flecha. O próprio cupido teve uma grande paixão: Psiquê, a deusa da alma.



Hoje em dia o que significa a expressão: BANCAR O CUPIDO?  (5 escores)

(Essa é uma expressão bastante utilizada quando vemos alguém tentando fazer com que duas pessoas se unam em um relacionamento amoroso.  )


CONTEÚDO: O MITO NO MUNDO DE HOJE
9- O CAVALO DE TRÓIA: No meio da noite, os soldados gregos escondidos no interior do cavalo desceram, abriram os portões da cidade para o restante das tropas gregas invadirem e matarem facilmente os combalidos soldados troianos, decidindo assim o resultado final da famosa guerra e selando o destino da cidade de Tróia.
Depois desse episódio o termo PRESENTE DE GREGO FICOU FAMOSO ATÉ OS DIAS DE HOJE.
Qual o significado desse termo nos dias atuais? (5 escores)
 (É uma expressão muito utilizada em situações que indicam que um presente não foi dado com boas intenções. )

CONTEÚDO: A CONSCIÊNCIA TRÁGICA E A FILOSOFIA
10-  A tragédia grega  nasceu do culto a qual deus ? (5 escores)
Dionísio

QUESTÃO DESAFIO
CONTEÚDO: A MITOLOGIA NOS DIAS DE HOJE
Observe a charge e responda.



A charge faz uma ironia a que? Justifique. (1 PONTO)
 ( a charge ironiza a justiça brasileira que é falha e branda com os ricos e severa e injusta, as vezes, com os pobres. Pode também remeter aos 12 trabalhos de Hércules )


AC1 FILOSOFIA 6º ANO TARDE


CONTEÚDO: O MITO


1- Defina a palavra MITOLOGIA.
A mitologia é o estudo dos mitos, suas origens, evolução e significado.
Conteúdo: o mito
2-  Entre todas as civilizações qual a quem o maior número de MITOS?
A grega
CONTEÚDO: o mito
3-  Observe a imagem abaixo e responda a qual mito ela se refere. Fale um pouco sobre a história desse mito.




Medusa: Era um monstro feminino e temida por seus poderes. Transformava em pedra qualquer pessoa que olhasse diretamente para ela. Ao contrário de suas irmãs, Esteno e Euríale, Medusa era mortal e foi decapitada pelo heroi Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma.

CONTEÚDO: Uma visão mitológica do mundo.
4- Qual a origem dos mitos?
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem convincente, e que, acima de tudo, “jogue para a boca do mito” o que gostaria de impor, mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranquilize os ânimos e responda às necessidades do coletivo.

CONTEÚDO: Uma visão mitológica do mundo.
5-  Quais as funções do mito?
Serve para explicar o presente com alguma ação do passado / o mito organiza as relações sociais indicando o que é certo e errado / serve para compensar os humanos por alguma perda

CONTEÚDO: O Mito no mundo de hoje
6-  O mito é uma mentira? Justifique.
O mito não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem o vive. Não podemos afirmar também que o mito é uma ilusão, pois sua história tem uma racionalidade, mesmo que não tenha uma lógica, por trabalhar com a fantasia.

CONTEÚDO: O Mito no mundo de hoje
7- Qual a relação entre os super-heróis e os mitos?



Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como os personagens de filmes, passam a encarnar o Bem e a Justiça, assumindo a nossa proteção imaginária.

CONTEÚDO: A consciência trágica e a Filosofia
8- Comumente, entre nós, modernos, a palavra "tragédia" tornou-se uma aplicação costumeira para designar um acontecimento doloroso, catastrófico, acompanhado de muitas vítimas. Diferencie a tragédia grega da tragédia dos dias atuais.
A tragédia definia acima de tudo uma forma artística, ou algo que somente ocorria entre os grandes.

CONTEÚDO: A consciência trágica e a Filosofia
9-  Qual a relação entre a tragédia grega e o teatro?



A tragédia se iniciou no tetro grego e é uma viagem em torno das grandes paixões humanas, personificadas por personagens importantes (deuses, heróis) da mitologia.

CONTEÚDO: A consciência trágica e a Filosofia
10-  Onde surgiu o teatro? Comente.
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.

QUESTÃO DESAFIO

CONTEÚDO: A consciência trágica e a Filosofia
Em Fortaleza temos um importante teatro. O Teatro José de Alencar além de sua arquitetura belíssima é patrimônio do povo cearense.  Você frequenta teatro? Qual a importância do teatro para a nossa cultura?










AC1 FILOSOFIA 7º ANO MANHÃ


CONTEÚDO: A TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO

1-  O que é o RACIONALISMO? (5 ESCORES)
É basicamente ver a realidade como algo explicável , que tem uma causa

CONTEÚDO: A TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO

2- Qual ciência os filósofos racionalistas adotaram como elemento para expandir a ideia de razão e a explicação da realidade? (5 ESCORES)
A matemática

CONTEÚDO: A TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO

3-  Qual a contribuição de Renê Descartes para o Racionalismo? (5 ESCORES)
elaborou um método baseado na  geometria e nas regras do método científico.

CONTEÚDO: A TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO

4-  O que John Locke quis dizer com a expressão TABULA RASA? (5 ESCORES)
as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.

CONTEÚDO: A TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA: RACIONALISMO E EMPIRISMO

5-  O que quer dizer EMPIRISMO? (5 ESCORES)
aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações.

CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É ISSO AFINAL?

6- Observe a charge e responda. (5 ESCORES)
Na sua opinião a essência de todas as coisas é a água ou o amor? Justifique de maneira clara, coerente  e lógica.



Resposta pessoal do aluno porém ele deve argumentar  de forma coerente a partir de sua escolha.

CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É ISSO AFINAL?
7-  Observe a charge :



Escolha uma dessas palavras que o garoto perguntou o significado ao pai e explique o que significa. ( não vale dar a mesma resposta do pai do garoto) (5 ESCORES)
O aluno escolhe a palavra e pode explicar da maneira que ele entenda desde que possua lógica.

CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É ISSO AFINAL?

8-  O que é Lógica? (5 ESCORES)
É a ciência que se ocupa da descoberta e formulação das leis do pensamento correto

CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É ISSO AFINAL?

9-  Vamos usar o raciocínio lógico pra resolver essa questão:

Nenhum homem sabe dançar 

Este dançarino é homem

   logo, 
Este dançarino não sabe dançar

A conclusão desta proposição é verdadeira  ou falsa? Justifique. (5 ESCORES)
Este raciocínio é formalmente correto, uma vez que a conclusão está corretamente deduzida. Mas a conclusão é falsa, uma vez que é falsa a primeira proposição ("Nenhum homem sabe dançar"). Estamos perante um raciocínio que tem validade formal, mas não tem validade material. Logo temos que concluir que é falso

CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É ISSO AFINAL?

10-  O que é Silogismo? (5 ESCORES)
Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.


QUESTÃO DESAFIO – (1 PONTO)

CONTEÚDO: LÓGICA: O QUE É ISSO AFINAL?

 Observe o argumento abaixo e informe se ele  é válido ou não. Justifique .
P1 - Todo homem é mortal 
P2 - Sócrates é homem 
C - Logo, Sócrates é mortal
O argumento é válido não porque a conclusão é verdadeira, mas por estar no modelo formal



AC1 FILOSOFIA 7º ANO TARDE


CONTEÚDO: Racionalismo e Empirismo

1-  O que é o RACIONALISMO? (5 ESCORES)




O Racionalismo é uma corrente filosófica baseada nas operações mentais para definir a viabilidade e efetividade das proposições apresentadas.

CONTEÚDO: Racionalismo e Empirismo

2- Qual a relação do racionalismo e a lógica? (5 ESCORES)

Tradicionalmente, o Racionalismo era definido pelo raciocínio como operação mental, discursiva e lógica para extrair conclusões.

CONTEÚDO: Racionalismo e Empirismo

3- O que é empirismo? (5 ESCORES)

O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.


CONTEÚDO: Racionalismo e Empirismo

4- Segundo Locke, “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos”. Como podemos interpretar essa frase? (5 ESCORES)

as ideias surgem da experiência externa (via sensação), ou interna (via reflexão), e podem ser classificadas em simples (como a ideia de largura, que vêm da visão) ou compostas (a ideia de doença, resultado de uma associação de ideias).

CONTEÚDO: Racionalismo e Empirismo

5- Além de John Lock ,quais os outros filósofos que são associados ao empirismo? (5 ESCORES)

Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, George Berkeley e John S


CONTEÚDO: Lógica: o que é isso afinal?

6-  Observe o teste abaixo.



Você conseguiria resolvê-lo? Para isso teria que utilizar a lógica ou empirismo? Justifique. (5 ESCORES)
A resposta deve ser dada utilizando-se a lógica. Virando a imagem de ponta cabeça vemos que a posição do carro é 87

CONTEÚDO: Lógica: o que é isso afinal?

7- O que é a LÓGICA? (5 ESCORES)
A Lógica é o estudo filosófico do raciocínio válido. Utilizada em atividades mais intelectuais


CONTEÚDO: Lógica: o que é isso afinal?

8- Em que ciências a lógica é mais utilizada? Comente. (5 ESCORES)

a lógica é usada principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da computação


CONTEÚDO: Lógica: o que é isso afinal?

9- Podemos ter um pensamento ordenado e organizado sem utilizar a lógica? Justifique. (5 ESCORES)

Possivelmente não. Sem ordenar as ideias através da lógica não chegaremos a um resultado ou solução coerentes.


CONTEÚDO: Lógica: o que é isso afinal?

10-  Qual filósofo criou a lógica? (5 ESCORES)
Aristóteles


QUESTÃO DESAFIO – (1 PONTO)

CONTEÚDO: Lógica: o que é isso afinal?

Como você interpreta essa resposta do aluno na questão de 

Matemática? Qual a lógica utilizada pelo 




Resposta pessoal do aluno. Porém deve ser coerente com o assunto LÓGICA.




AC1 - FILOSOFIA 8º ANO MANHÃ

CONTEÚDO – A adolescência é a idade da (in) certeza?

01. Explique a afirmação: “a adolescência é marcada por crises e contradições”.


GABARITO – O jovem abandona suas características infantis, muitas vezes não assume as responsabilidades da vida adulta.


CONTEÚDO - A adolescência é a idade da (in) certeza?

02. Quais são as causas da “perda da identidade” dos adolescentes?

GABARITO – Na maioria das vezes o adolescente não se reconhece mais no seu corpo, busca comparar-se com os outros e passa a questionar a sua própria identidade.

CONTEÚDO - A adolescência é a idade da (in) certeza?

03. Caracterize a situação dos adolescentes perante aos pais e vice versa.


GABARITO – Ao mesmo tempo em que hostilizam os pais, desejam sua atenção. Os pais esperam dos filhos atitudes responsáveis, mas não sabem lidar com as inquietações dos filhos em relação à vida sexual.

  

CONTEÚDO - A adolescência é a idade da (in) certeza?

04. Defina como se da a ambiguidade do conflito de gerações entre os pais e os filhos adolescentes.


GABARITO – O adolescente quer ser tratado como adulto quando acha que os pais o estão tratando como criança , e acha que os pais o estão tratando como adulto quando gostaria de ser tratado como criança.



CONTEÚDO - Pais e filhos: conflitos e contradições

05. Que tipo de conflito você já teve com seus pais?


GABARITO – Resposta livre desde que esteja em acordo com o conteúdo.

CONTEÚDO - Pais e filhos: conflitos e contradições

06. Caracterize a geração de adolescentes do cantor e compositor Renato Russo.


GABARITO – Ele representa uma geração que viveu com conflitos e crises e que tentou mudar o mundo denunciando as injustiças sociais, falando de amor de Deus, da vida e da morte.


CONTEÚDO - Pais e filhos: conflitos e contradições

07. Na musica pais e filhos o que Renato Russo mostra?


GABARITO – Ele mostra os conflitos da relação entre pais e filhos e vice-versa, mostrando o desamparo do sujeito no mundo moderno.


CONTEÚDO - Sexualidade: o que é isso afinal?

08. Por que a maioria dos adolescentes se sente envergonhada para falar quando se trata da questão da sexualidade? Justifique a sua resposta.

GABARITO – Resposta livre desde que esteja em acordo com o conteúdo.




CONTEÚDO - Sexualidade: o que é isso afinal?

09. Por que a sexualidade tem um sentido humano?

GABARITO – Por que diferentemente dos animais ele é mais que um impulso biológico, ele é antes e acima de tudo, uma manifestação de afeto, que se dá de forma espontânea e permanente.

                                                                                                   

CONTEÚDO - Sexualidade: o que é isso afinal?

10. Por que a sexualidade é um aprendizado que não tem fim?


GABARITO – Desde o nascimento até a morte estamos sempre aprendendo, em casa nas relações de afeto e ternura dos pais, na troca de experiências com os colegas de escola

                                                                                                   

QUESTÃO DESAFIO

Para você a sexualidade é um assunto que deve ser tratado na escola? Justifique sua resposta.


GABARITO –  Resposta livre desde que esteja em acordo com o conteúdo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário