terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PROFESSORES CRIAM APLICATIVO GRATUITO PARA ESTUDAR HISTÓRIA




Com o objetivo de democratizar e dinamizar o acesso ao conhecimento, bem como permitir que um número cada vez maior de estudantes do Ensino Fundamental II e Médio tenha acesso a uma ferramenta totalmente gratuita e de fácil manuseio, os professores de História, Charles Judica Chiló, bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e Melanie Grun, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), tomaram o desafio de criar o aplicativo "Fazendo História Geral" (http://app.vc/fazendohistoriageral).

O aplicativo pode ser "baixado" de forma absolutamente gratuita nos smartphones e tablets e, uma vez instalado, possibilitará ao usuário acessar uma série de informações sobre os temas de História Geral que lhe permitirão pesquisar, informar-se e aprofundar-se sobre cada assunto ou conteúdo escolhido.

A proposta didática seguida pelos autores permitirá aos usuários uma fácil navegação, dada à disposição das aulas que obedece à ordem cronológica dos acontecimentos e divide-se de acordo com a organização clássica da História Geral, ou seja, História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

A formulação de cada aula é realizada de maneira sintética, esquemática e autoexplicativa, de modo a que o usuário possa se apropriar de um grande conjunto de conteúdos a partir de uma leitura precisa e objetiva, que poderá ser realizada em curto espaço de tempo.

Vale ressaltar que a intenção do aplicativo não é, em hipótese alguma, substituir a leitura dos livros didáticos e muito menos reduzir a importância das explicações dadas pelos professores em sala de aula. Pelo contrário, deve ser entendida e usada como importante complemento.

Ainda sobre a proposta didática do aplicativo, além das aulas, há também um ícone que direciona o estudante para uma página cujo objetivo é testar e consolidar os conhecimentos adquiridos. Tratam-se dos ‘Estudos Orientados’, ou seja, uma série de perguntas dissertativas, organizadas em ordem cronológica e em crescente grau de dificuldade sobre cada uma das aulas. Ao responder todas as perguntas, o estudante terá construído um texto sobre o tema em questão com as suas próprias palavras. Esse recurso, além de ser um importante instrumento de fixação dos conteúdos e conceitos estudados, proporciona ao aluno a oportunidade de escrever e de se tornar autor do seu próprio conhecimento.


Por fim, graças ao desenvolvimento das ferramentas da tecnologia da informação e da articulação destas com os conteúdos do aplicativo, o desejo dos professores é o de compartilhar conhecimentos e experiências acumuladas, contribuindo para transformar os aparelhos celulares em importantes fontes de estudo e pesquisa, bem como em aliados dos professores dentro e fora das salas de aula.

Fonte: Revista Profissão Mestre

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