Com o objetivo de
democratizar e dinamizar o acesso ao conhecimento, bem como permitir que um
número cada vez maior de estudantes do Ensino Fundamental II e Médio tenha
acesso a uma ferramenta totalmente gratuita e de fácil manuseio, os professores
de História, Charles Judica Chiló, bacharel e licenciado em História pela
Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado pela Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e Melanie Grun, bacharel e
licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), tomaram o
desafio de criar o aplicativo "Fazendo História Geral" (http://app.vc/fazendohistoriageral).
O aplicativo pode ser
"baixado" de forma absolutamente gratuita nos smartphones e tablets
e, uma vez instalado, possibilitará ao usuário acessar uma série de informações
sobre os temas de História Geral que lhe permitirão pesquisar, informar-se e
aprofundar-se sobre cada assunto ou conteúdo escolhido.
A proposta didática
seguida pelos autores permitirá aos usuários uma fácil navegação, dada à
disposição das aulas que obedece à ordem cronológica dos acontecimentos e divide-se
de acordo com a organização clássica da História Geral, ou seja, História
Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
A formulação de cada aula
é realizada de maneira sintética, esquemática e autoexplicativa, de modo a que
o usuário possa se apropriar de um grande conjunto de conteúdos a partir de uma
leitura precisa e objetiva, que poderá ser realizada em curto espaço de tempo.
Vale ressaltar que a
intenção do aplicativo não é, em hipótese alguma, substituir a leitura dos
livros didáticos e muito menos reduzir a importância das explicações dadas
pelos professores em sala de aula. Pelo contrário, deve ser entendida e usada
como importante complemento.
Ainda sobre a proposta
didática do aplicativo, além das aulas, há também um ícone que direciona o
estudante para uma página cujo objetivo é testar e consolidar os conhecimentos
adquiridos. Tratam-se dos ‘Estudos Orientados’, ou seja, uma série de perguntas
dissertativas, organizadas em ordem cronológica e em crescente grau de
dificuldade sobre cada uma das aulas. Ao responder todas as perguntas, o
estudante terá construído um texto sobre o tema em questão com as suas próprias
palavras. Esse recurso, além de ser um importante instrumento de fixação dos
conteúdos e conceitos estudados, proporciona ao aluno a oportunidade de
escrever e de se tornar autor do seu próprio conhecimento.
Por fim, graças ao
desenvolvimento das ferramentas da tecnologia da informação e da articulação
destas com os conteúdos do aplicativo, o desejo dos professores é o de compartilhar
conhecimentos e experiências acumuladas, contribuindo para transformar os
aparelhos celulares em importantes fontes de estudo e pesquisa, bem como em
aliados dos professores dentro e fora das salas de aula.
Fonte: Revista Profissão Mestre
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