MUDANÇAS: Refere-se àquilo
que é "diferente" do que existia no passado, coisas que passaram por
"mudanças" e grandes "transformações".
Pensemos no exemplo da
sala de aula: podemos dizer que a maneira como as salas são organizadas (alunos
nas carteiras e professor na frente falando) é uma "permanência" pois
isso ocorre há bastante tempo. Por outro lado, podemos dizer que a
"liberdade" dos alunos é uma "ruptura" pois é algo mais
recente, diferente do que acontecia, por exemplo, há 40 anos atrás.
Os alunos do 6º ano do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira, apresentaram um trabalho de pesquisa onde trouxeram informações sobre mudanças e permanências históricas nos seguintes temas:
TRANSPORTES:
o grupo destacou o uso de bondes e carroças antigamente. E mais na antiguidade, destacaram a natação e a corrida como primeiras formas de deslocamento humano. Destacaram também a poluição, os engarrafamentos e a má qualidade dos transportes públicos de hoje.
ALIMENTAÇÃO:
na alimentação, eles destacaram que na época de seus avós se priorizava mais frutas, verduras e legumes. As pessoas comiam mais cuscuz, carne, sucos naturais. Hoje em dia, segundo a equipe, a alimentação é rica em gordura e açúcares o que prejudica a saúde a médio e longo prazo. Uma aluna comentou que sua avó desconhece nomes de alguns alimentos da atualidade ,como por exemplo, BROWNIE.
DE COMUNICAÇÃO: o grupo comentou sobre o uso de cartas e telegramas como únicos meios de comunicação a distância durante muito tempo. Enfatizaram a facilidade que temos hoje em dia de nos comunicar com outras pessoas por meio da internet, principalmente pelo uso de telefones celulares.
ROUPAS: com relação a moda, a equipe pesquisou a forma de se vestir de homens e mulheres desde o século XIX até os dias atuais. Chegaram a conclusão de que antes as pessoas andavam mais cobertas e hoje em dia andamos mais a vontade. Observaram também, que dependendo do lugar onde as pessoas vivem, quente ou frio, o modo de se vestir varia, tendo em vista que lugares frios requerem mais agasalhos e lugares quentes necessitam de tecidos mais leves.
A turma relatou que o trabalho de pesquisa foi bastante proveitoso tendo em vista que puderam aprender além do conteúdo estudado , outras coisas, como:
- trabalhar em equipe;
- fazer pesquisa;
- usar o talento;
- organização;
- usar o tempo de maneira proveitosa;
- compartilhar seus conhecimentos com os colegas;
- mostrar que o aluno também pode ensinar;
- exercitar a oralidade ;
- promover o respeito pelo colega;
- falar em público, entre outros benefícios.
CURIOSIDADE
Uma aluna trouxe um monóculo para mostrar a turma. Segundo ela, o monóculo pertence a seu pai e nele podemos ver uma foto dele quando criança.
O monóculo passou a ser utilizado na década de 1920. Até a década de 1970 ele foi bastante utilizado, porém nos anos 80 perdeu sua força e quase desapareceu. Hoje em dia as pessoas que ainda têm um monóculo em casa, possuem uma relíquia, tendo em vista que são raros.
CONCLUSÃO
Estudantes precisam muito
mais de conhecimento do que de informação. A informação está disponível
gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à Internet. Assim, um trabalho de
pesquisa em que o aluno estuda e apresenta o que aprendeu a seus colegas vale
muito mais , do ponto de vista do aprendizado, do que um trabalho escrito que
pode ser feito com uma simples busca no Google. Esse tipo de atividade faz
parte das competências educacionais do século XXI.
Parabéns gostei muito do seu blog. ..ajudou muito a minha filha nos deveres de casa, obrigada professora.
ResponderExcluirMuito bom, vc tem algum texto pronto sobre esse assunto para trabalhar com o quarto ano? Gostaria de trabalhar interpretação do texto.
ResponderExcluirMuito obrigada me ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigada,ajudou muito,são muito rico as informaçoes
ResponderExcluirAmei,me ajudou muito mesmo.
ResponderExcluirMuito útil . Obrigada!
Mt bom vai me ajudar no trabalho de historia do 6 ano
ResponderExcluirTrabalho excelente, gostaria que todos os professores fossem assim dedicados.
ResponderExcluirMuito obrigada!
ExcluirParabéns professora. Vou usar o seu projeto com os meus alunos.
ResponderExcluirQue bom!! Fique a vontade para disseminar o conhecimento!! Grande abraço! Pena q vc não se identificou!
ExcluirEstou passando para dizer que amo seu blog, estou começando na carreira e seu trabalho me ajuda muito. Parabéns e que Deus te abençoe sempre!
ResponderExcluirAmei seu blog! Prabéns!
ResponderExcluirAmei. Maravilhoso.
ResponderExcluirFico feliz por ter gostado! Grande abraço!
ExcluirDe muito valor esse projeto. Parabéns e obrigada pela dica.
ResponderExcluirFico feliz por ter gostado! Grande abraço!
Excluir