O acúmulo de informações
aumenta a cada dia. As redes sociais, livros didáticos, blogs, sites, canais no
youtube ... tudo isso trás informações ao estudante. Porém , o cérebro fica
sobrecarregado e isso pode dificultar a aprendizagem ou torná-la cansativa.
Os infográficos tornam-se
alternativas eficazes de transmitir informação complexa e conduzir os leitores
a uma melhor compreensão e retenção de conhecimento.
Este recurso trata-se de
uma escolha muito acertada, pois com ele não há o risco de criar uma leitura
maçante nem o uso de imagens vazias, que acabam prejudicando a aprendizagem. O
infográfico ajuda a melhoria da
compreensão de informações e conceitos além de reforçar a capacidade de pensar
criticamente, desenvolver e organizar ideias. Agora vamos entender por que ele
é um grande trunfo na aprendizagem.
O que é um infográfico?
- Um infográfico é uma representação de informações em um formato gráfico, de maneira a projetar dados de uma forma facilmente entendível. As pessoas utilizam infográficos para comunicar rapidamente uma mensagem, para simplificar a apresentação de grandes quantidades de dados, para melhor visualizar padrões de dados e também para melhorar a aprendizagem. Ele costuma chamar atenção do leitor e o ajuda a compreender assuntos aparentemente complexos, por serem apresentados de forma simples e direta.
- As pessoas se adaptam muito rapidamente ao uso deste recurso, pois eles fazem parte do nosso cotidiano desde sempre. Sinais de trânsito, mapas, placas, sinais meteorológicos, partituras etc., são apenas alguns exemplos de como os infográficos já são parte essencial da vida de todos nós.
- Segundo a kissmetrics ( uma empresa de marketing), os infográficos são 30 vezes mais propensos a serem lidos do que artigos de texto. Isso aumenta as chances de que sua mensagem seja vista. Além disso, 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais, sendo elas processados 60 mil vezes mais rápido do que a leitura do texto.
Por que é vantajoso usar
infográficos na
educação?
- No tópico anterior apresentamos um dado da Kissmetric sobre como o nosso cérebro processa mais rapidamente informações visuais do que textuais, não é mesmo? Então vamos aprofundar um pouco o assunto, apresentando algumas teorias cognitivas, que podem ser usadas para melhorar a aprendizagem, disponível na UFRG.
- Em todo o texto citado, fica evidente que o uso de imagens e textos juntos melhoram a aprendizagem. Ainda citando o texto: “que o principal objetivo de um infográfico é ajudar a cognição do leitor – levando em consideração a capacidade e limites da memória humana –, ou seja, ele deve ser elaborado para que haja uma redução de sua carga cognitiva no entendimento da informação.”
- Indo além do estudo da UFRG, a Neoman fez um estudo muito interessante sobre por que nós adoramos este recurso, criando o “infográfico do infográfico” (em inglês). Este estudo é embasado em diversos artigos científicos e bastante sério, apesar de ser posto de forma lúdica. Ele traz mais algumas informações interessantes que corroboram a grande utilidade deste recurso multimídia no ensino seja ele presencial ou a distância:
Infográficos são mais
fáceis de lembrar
Infográfico: história do anime |
As pessoas costumam
lembrar-se de:
Infográficos são mais
persuasivos
Um estudo realizado na
Escola de Negócios Wharton constatou que:
- 50% da audiência foi persuadida pela apresentação apenas verbal;
- 67% da audiência foi persuadida por apresentações verbais que usavam recursos visuais.
Um estudo descobriu que o
entendimento de rótulos de remédios foi de:
- 70% de entendimento para rótulos que continham apenas texto.
- 95% de entendimento para rótulos que continham imagens e textos.
Além destes dados, há
outros muito interessantes no “infográfico do infográfico”. Eles comprovam como
o uso de infográficos pode ser um grande aliado não apenas nos cursos de
ensino- aprendizagem, mas em toda e qualquer ação educativa. Por isso,
lembre-se que a infografia é uma maneira de fazer o cérebro trabalhar a favor
do aluno.
As vantagens do
infográfico para a leitura
A letra é um símbolo. Para
se ler um texto, primeiro o cérebro age como um decodificador para entender
esses símbolos, depois vai associá-los com às imagens e aos formatos
armazenados na memória.
Em seguida, ele precisa entender como colocar tudo isso
junto para formar as palavras, depois as palavras montarão as sentenças e os
parágrafos. Esse processo acontece em
menos de um segundo, o esforço do cérebro para entender as imagens é muito mais
rápido. Ele funciona como um decodificador.
O cérebro processa essa imagem de
uma só vez, já no texto linear a interpretação é mais lenta, o que é mais
cansativo.
Utilizando o infográfico,
você torna a absorção de informações bem mais rápida.
A diferença básica está
na forma como o cérebro processa a imagem e, consequentemente, sua conexão com
essa informação.
No Youtube, você encontra
apresentações do TED Ideas Worth Spreading, com David McCandless que diz: -
"Tem algo quase mágico numa informação visual. Tem menos esforço, menos
dor. Aí a informação é jogada em você.
Quando você está lendo um texto denso e
aparece um belo gráfico, automaticamente sente um alívio. É como sair limpo de
uma selva."
Em 1982, o USA TODAY
revolucionou a comunicação circulando o primeiro jornal com imagens coloridas,
fotos, infográficos, saindo totalmente do padrão das publicações da época. Na
ocasião a revolução foi muito criticada.
Atualmente, cada vez mais
as pessoas preferem ver imagens, principalmente, numa apresentação corporativa.
Por isso é fundamental trazer o atrativo para a leitura.
O Facebook usou o seu
formato de registro, o formulário S1, para Registration Statement na Securites and
Exchange Commission um infográfico. Veja:
As ferramentas multimídias
ideais para seu
infográfico
A geração dos milênios – a
Geração Y – que são os nativos digitais – estimulam a maior parte das mudanças
na comunicação moderna, porque rejeitam a informação apresentada de forma
linear, como, por exemplo, um material apresentado num Powerpoint sem nenhuma
interação, imagens, gráficos. Essa geração quer estar no comando do processo de
navegação, além de primar por uma comunicação transparente e mais dinâmica.
Para conquistá-los é
fundamental utilizar recursos com imagens, ser honesto, porque não vai adiantar
trabalhar com informações que não sejam verdadeiras, o que é um requisito
básico na criação de um infográfico.
Hoje a comunicação digital
eficiente está à disposição. Você pode usar multimídia para contar suas
histórias e as ferramentas são várias: animação, vídeo interativo, áudio e
infográficos. Tornando a leitura mais confortável.
O infográfico combina
informação, que são os dados, com imagens possibilitando a aprendizagem visual.
Esse formato permite a apresentação de informações complexas de uma maneira
mais fácil de ser entendida, ou seja, para ser interpretada.
Os 4 estilos de
aprendizagem – Qual é o seu?
Ao longo da sua vida, já
deve ter visto vários infográficos, não é mesmo? A sua utilização traz muitos
benefícios para a aprendizagem:
- Facilita a compreensão da informação, das ideias e conceitos.
- Incentiva o pensamento crítico e de ideias de forma organizada.
- Orienta a absorção de conhecimento.
- Aumenta a retenção e absorção da informação.
Também é preciso
considerar a forma como as pessoas aprendem. Com base no modelo Vark, as
pessoas utilizam quatro estilos primários para isso:
- VISUAL - 60% - Vendo formas gráficas, gráficos e imagens.
- AUDITIVO - 30% - Ouvindo os que as pessoas dizem.
- SINESTÉSICO - 5% - Aprendem por aquilo que vivenciam.
- Leitura/escrita - 5% - Aprendem lendo ou escrevendo.
De acordo com uma pesquisa
da Universidade Michigan que teve como foco o aprendizado, a população é:
- 65% é visual;
- 30% é auditiva;
- 5% é sinestésica.
Com base nesses dados, faz
sentido utilizar os infográficos para passar os conteúdos. E, além disso,
elaborar um treinamento usando mais de um estilo fará com que a aprendizagem
seja ainda mais eficiente, porque quanto mais as pessoas associarem sentidos na
aprendizagem, mais aumentará a retenção de informação. Exemplos disso são os
vídeos com textos e/ou com áudio.
Vivemos uma revolução na
forma de
comunicação.
- Num cálculo sobre a era da revolução digital, feito pelo Dr. Martin Hilbert, do time da Universidade da Califórnia do Sul, nos EUA, todo dia, em média, uma pessoa produz o equivalente a seis páginas de um jornal. Há 24 anos eram duas páginas e meia. Um aumento de 200% a cada 4 anos. Há 100 anos as pessoas eram sortudas se tivessem lido 50 livros a sua vida inteira. Hoje, as crianças já assistiram mais de 100 filmes com pouca experiência de vida. As informações são recebidas de todos os lados e de diversas formas.
Temos muitos problemas de
informação na nossa sociedade. Se
pudessemos elencar um como o maior problema da sociedade, acreditamos que seria
o ruído na comunicação.
A sobrecarga de
informações também é enorme. Somos atacados por informação por todos os lados.
(redes sociais, whatsup, telefone, computadores, TV, livros – e em geral, tudo
ao mesmo tempo).
Cada vez temos mais
desconfiança sobre as informações. Vemos plágio sendo usado corriqueiramente e
pior, naturamelmente como se fosse correto.
Falta muita transparência
também.
Somos atraídos quase que
exclusivamente por informações muito interessantes. Elas também precisam ter
qualidade visual para nos atrair. Não gostamos do feio.
Nós não estamos mais na
era das cavernas mas a apresentação de informações em formatos visuais, que
chamamos de infográficos, continuam em alta.
Quem sabe daqui a 35.000
anos os seus infográficos possam ser usados como registro da história!
VEJA AQUI 15 MAPAS MENTAIS BEM LEGAIS!
SAIBA MAIS AQUI
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