RESPONSABILIDADE
* Você tem o mal hábito de sempre colocar a culpa nos outros? (por notas baixas, insucessos, e por erros cometidos)
* Já parou para pensar que que o primeiro passo para superar um defeito que temos é reconhecer que ele existe?
* Reconhecer o próprio erro não significa acusar-se e paralisar na tristeza. Uma pessoa madura reconhece o erro, pede desculpas, aprende com as falhas cometidas e se propõe seriamente a aprimorar-se como ser humano. Toda pessoa passa por isso. Trata-se de um processo que faz parte de nosso aprendizado e do nosso crescimento como seres humanos.
* Em que situações você se vê simplesmente colocando a culpa nos outros?
* Como você pode assumir mais a responsabilidade sobre a própria vida? (erros, escolhas ...)
AUTOCONTROLE
* Muitas vezes , a raiva , a insegurança, a inveja e outros sentimentos ruins levam-nos a agir de modo contrário aos nossos objetivos e aos nossos valores. Por orgulho, podemos deixar de pedir perdão e de reconhecer nosso erro. Por inveja podemos perder amizades que seriam positivas para nós. Por uma timidez exagerada, podemos deixar de tirar dúvidas em sala de aula, pedir ajuda, ou nos aproximar de pessoas que consideramos interessantes. Em vez de reconhecer que essas emoções, quando mal gerenciadas, atrapalham nossas decisões, infelizmente, não reconhecemos nossa parcela de culpa e agimos, até mesmo, de forma irresponsável com nossos deveres ou nos relacionamentos que temos.
* Em que situações a falta de controle das próprias emoções nos leva a agir de forma irresponsável?
* Como posso reconhecer melhor meus defeitos, para, a partir daí, aprender a lidar com eles e não permitir que nos levem a atitudes impensadas e irresponsáveis.
* Que tal fazer uma lista de sentimentos e emoções que costumam levá-lo(a) a decisões equivocadas?
* Para pra pensar: como você pode , daqui pra frente, impedir que essas emoções determinem negativamente as suas escolhas e ações?
DETERMINAÇÃO
* O exemplo do garoto do vídeo é inspirador. Veja como ele não se deixa abater pelas dificuldades, mesmo quando a derrota parece próxima e evidente. Note também, como ele se mantêm fiem e perseverante , mesmo vendo que seus companheiros fraquejam. Na verdade, ele é o grande motivador para seus amigos.
* Em que situações você costuma desistir facilmente? Será que você não desiste com muita facilidade?
* Você cai no erro de justificar seu erro pela fragilidade dos outros? ( Os outros estão fazendo errado, então vou fazer também)
* A pessoa com personalidade madura não se deixa levar facilmente por más influências. Pelo contrário, ela sabe escolher suas amizades e se mostra uma pessoa positivamente inspiradora para os outros. Você tem sido mais motivado negativamente, ou tem motivado a outros , positivamente?
* Nesse sentido, têm sido termômetro ( que apenas reflete a temperatura do meio) ou termostato ( que é capaz de modificar o clima do ambiente)?
* Já parou para pensar que , por trás de cada medalha ou troféu , há um atleta que, com muito empenho e disciplina, atingiu o resultado esperado? Que a vitória não "cai do céu"? Aliás, que sabor teria a vitória se ela não custasse nenhum esforço de nossa parte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário