PARA INÍCIO DE CONVERSA , VAMOS ENTENDER QUE EXISTEM DOIS TIPOS
DE AULAS REMOTAS:
- AULAS REMOTAS SÍNCRONAS:
São aulas que utilizam plataformas e ferramentas digitais colaborativas como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Google for Education, entre outras, facilitando uma conexão presencial com a casa do aluno.
- AULAS REMOTAS ASSÍNCRONAS
São aulas do tradicional modelo de EAD, no qual os conteúdos são em grande parte gravados e reaproveitados em larga escala, prevalecendo as atividades assíncronas,
conduzidas na maioria das vezes por tutores, o que permite uma redução de custos a essa modalidade.
VALE LEMBRAR ...
Esse modelo (aula remota síncrona) não se confunde com o denominado Ensino a Distância.Os estudantes irão vivenciar uma experiência digital junto com seus professores habituais,
por meio de salas de aula virtuais, onde o ambiente oferecido é de simultaneidade, ao vivo, em locais diferentes para proteção de toda a sociedade nesse momento atípico que enfrentamos.
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, a suspensão temporária das aulas da rede de ensino fica cada dia mais certa. E como os colégios
da rede privada podem buscar alternativas e estratégias de ensino para manter seus alunos engajados?
Felizmente existe uma ótima solução para esse problema!
A partir da modernização de espaços, ferramentas e práticas educacionais, profissionais da educação em todo o mundo estão trabalhando
por uma transformação cada vez mais profunda e efetiva no processo de ensino e aprendizagem.
O desenvolvimento de um plano de aulas remotas é o momento ideal para colocarmos em prática novas ideias e fomentar as aprendizagens ativas. Vale ressaltar que o ensino
a distância é benéfico, e, com criatividade, podemos enxergar grandes oportunidades, principalmente em momentos de desafios.
Após a Organização Mundial de Saúde afirmar que o mundo enfrenta uma pandemia causada pelo novo coronavírus, o COVID-19, autoridades de vários
países começam a executar medidas que visam à contenção da doença em sua população. A suspensão temporária de aulas presenciais é uma tentativa de
minimizar a propagação da epidemia de coronavírus e reduzir o risco de contágio e proliferação do vírus entre professores e alunos.
Facilitar a inserção da tecnologia na sala de aula é FUNDAMENTAL. Utilizar ferramentas e novas estratégias de ensino que se fazem necessárias para
estimular e engajar os alunos, trazem novas possibilidades para a prática pedagógica.
Para ajudá-los, organizamos aqui no blog uma sequência de dicas que podem ser muito úteis nesse momento.
Plano de aulas remotas – Como elaborar?
1- Comunicação com os alunos em ambientes virtuais
Os estudantes de hoje se comunicam com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e professores. A interação nesses espaços tem muito
a acrescentar à prática pedagógica para o desenvolvimento do plano de aulas remotas.
As ferramentas e plataformas para isso são abundantes. Apresentamos a seguir algumas sugestões de comunicação remota com os alunos:
- WhatsApp: Utilização para conversas individuais, em grupos ou através de listas de transmissão;
- Google Hangout Meets: Plataforma de webconferência para até 100 pessoas ao mesmo tempo;
- Skype: Plataforma de comunicação para uma quantidade reduzida de pessoas;
- Google Forms: Criação de avaliação, simulados e provas para resolução no formato digital;
- Microsoft Teams: Trabalhe em equipe usando chat, compartilhando arquivos e fazendo chamadas com vídeo.
Procure identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital. Utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, é importante.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) funciona como uma “sala de aula” virtual, que traz videoaulas, planos de estudo e atividades, além da análise de
dados educacionais.
Com o AVA, as aulas físicas são complementadas com recursos que beneficiam a todos – diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo os
pais.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem deve oferecer videoaulas e atividades sobre 100% dos conteúdos lecionados em todo o segmento, fomenta o comprometimento, promove o
uso das metodologias ativas e deve oferecer um acompanhamento real e eficaz da performance dos alunos.
2- Metodologia para o plano de aulas remotas
Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam sozinhos a lição de casa, a metodologia
para o desenvolvimento de plano de aulas remotas, a sugestão é:
- primeiro o aluno realiza a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois com a ajuda da orientação do professor discutem os conhecimentos adquiridos e tiram possíveis dúvidas, seguindo a lógica da SALA DE AULA INVERTIDA.
- Considere propor que o primeiro contato com o conteúdo, estudado previamente a distância, seja feito por meio do uso de materiais digitais, como: videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.
- O material didático pode ser um grande aliado do professor na elaboração do plano de aulas remotas. Confira se o seu material traz encaminhamentos metodológicos, sugestões de atividades, referências, propostas de avaliação e outros elementos que possam auxiliar na construção do plano de aula.
- Há a possibilidade da Realidade Aumentada, que ao ser acessada, pode apresentar diferentes tipos de interação, como vídeos, jogos, atividades e animações que auxiliam o trabalho do professor e tornam o aprendizado mais dinâmico, sendo um complemento para a sala de aula e para os estudos em casa.
- A Realidade Aumentada está disponível para vários níveis da educação básica. Para usá-la é simples: basta instalar aplicativos e com eles baixar todos os dados. Sim, você pode acessar esse recurso off-line!
- O colégio pode disponibilizar um acervo completo de videoaulas e roteiros de estudo em PDF para ajudar o aluno nos estudos - em diversos níveis.
DICA!
Com a câmera do smartphone ou tablet, o estudante pode ler os QR Codes presentes nos livros impressos ( caso estejam disponíveis) e
visualizar as resoluções das questões .
3- Atividades avaliativas para o plano de aulas remotas
- Para o desenvolvimento do plano de aulas remotas, o professor pode solicitar aos alunos a realização das atividades contidas no livro e o envio de um print das respostas por e-mail ou WhatsApp.
- Também é possível utilizar esse dispositivo para o envio de áudios para a turma, com explicações e encaminhamentos para realização dos exercícios.
- O professor também pode desenvolver suas próprias avaliações, pesquisas e questionários utilizando ferramentas gratuitas, como o Google Forms.
- O colégio pode disponibilizar avaliações em formato digital, como atividades de fixação e reforço, provas e simulados.
MAIS DICAS !
- O professor pode disponibilizar aos alunos exercícios e videoaulas de determinado tema, sempre conectados a um dos capítulos trabalhados no livro didático.
- Em casa, os alunos acessam o AVA e iniciam a resolução dos exercícios dados. Caso eles não obtenham o número de acertos necessários, serão direcionados a uma videoaula, para retomar os temas em questão.
- Ao término da videoaula, uma nova sequência de exercícios sobre o mesmo tema ficará disponível.
- Pode existir também relatórios sobre o desempenho individual do aluno e sobre o desempenho da turma.
4- Promova discussões práticas na elaboração do plano de aulas remotas
- O professor pode abrir um chat para discutir o assunto abordado na aula através das diversas ferramentas de comunicação, whatsapp por exemplo.
- Aproveite este momento para criar espaços para a interação entre os próprios estudantes.
- Promova debates e estimule a participação e a exposição de diferentes pontos de vista.
TUTORIAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário