domingo, 8 de agosto de 2021

DE HOMENS NUS A HISTORIADORES: 6 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS



Considerado um dos eventos esportivos mais famosos do mundo e muito aclamado pelo seu público, os jogos Olímpicos conseguem provocar choros e gritos de alegria em quem acompanha. Porém, os jogos Olímpicos estão cheios de curiosidades pouco conhecidas ao longo da história.

Confira abaixo algumas curiosidades interessantes sobre as Olimpíadas e se prepare, pois algumas coisas são surpreendentes.

 

1-A origem do nome “Olimpiadas”



O termo “Olimpiadas” surgiu por volta de 776 A.C, como uma homenagem a Olímpia, a cidade onde começaram a ser realizados esses primeiros jogos desportivos. Porém, a origem do nome da cidade “Olympos”, em Grego é desconhecida.


2-Largados e pelados

 

Os participantes das Olimpíadas competiam nus. Talvez seja apenas uma coincidência com o programa de TV “Largados e pelados”, onde os participantes precisam enfrentar desafios enquanto estavam sem roupa alguma, mas caso não seja, já sabemos de onde foi tirada a ideia.  Naquela época os jogadores não competiam pelos mesmo motivos dos atuais como ganhar reconhecimento e prêmios e sim como amadores do esporte.

 

3- “Clube do Bolinha”


Por incrível que pareça, desde o surgimento das olimpíadas, as mulheres, e os mais pobres em geral não podiam participar dos jogos. As mulheres além de não participarem não poderiam assistir, exceção apenas de algumas sacerdotisas.

A primeira participação das mulheres nos jogos Olímpicos foi apenas em 1896 quando Stamata Revithi, que não aceitou a regra de proibição das mulheres e apareceu em meio aos atletas para correr a maratona, porém foi impedida de participar. No dia seguinte, ela resolveu fazer sua própria prova: arrumando assinaturas de diversas pessoas para comprovar sua largada. Novamente, reuniu testemunhos para assegurar seu feito, porém não há registros oficiais sobre o caso, talvez uma possível tentativa de apagar a sua conquista.

Em 1990, na edição de dos jogos Olímpicos em Paris, as mulheres tiveram a primeira participação oficial, mas apenas em duas modalidades: golfe e tênis, pois muitos ainda acreditavam que os outros esportes não combinavam com o perfil feminino. Finalmente, em 2012, nas olimpíadas de Londres, que pela primeira vez na história a participação feminina foi em todas as modalidades que os homens participaram.

 

4- As modalidades disputadas nos antigos jogos Olímpicos da Grécia

 


Corrida: esta é a única prova das primeiras edições dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga que existe até hoje.




Hoplitotrodomia: uma espécie de corrida segurando um escudo de bronze e outras armaduras.



Corrida de carros: carros puxados por tração animal, principalmente cavalos.




Pentatlo: talvez a mais difícil, pois envolvia 5 modalidades, o salto à distância; lançamento de disco; lançamento de dardo; corrida e luta.

 

5-O renascimento dos jogos

 


O imperador Teodósio se converteu fielmente ao cristianismo e então proibiu o acontecimento dos jogos, por ser considerado um ritual pagão em homenagem ao Deus grego Zeus.

Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador francês, como forma de demonstrar a importância do esporte, decidiu organizar um congresso para reivindicar o acontecimento de eventos esportivos com inspiração nos jogos Olímpicos. A proposta foi muita aceita e a partir daí os jogos aconteceram em diversos países em a cada 4 anos, como acontecia na Grécia antiga.  Esses “novos jogos Olímpicos” fizeram muito sucesso.

 

6- Significado da bandeira


Pierre de Coubertin além de “fundar” os jogos Olímpicos da modernidade também foi o criador de sua bandeira.

Formada por cinco anéis de cores diferentes (azul, vermelho, preto, amarelo e verde) entrelaçados e localizados no centro da bandeira. Cada círculo representa um dos continentes e a bandeira representa a universalidade dos jogos. É hasteada na cerimônia de abertura das olimpíadas.




A HISTÓRIA DAS MULHERES NAS OLIMPÍADAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário