PROPOSTA
Sabemos que a internet na vida cotidiana das pessoas se
tornou algo central. Evidente que seu uso possui muitos efeitos positivos, como
por exemplo, no campo da educação, colocando à disposição informação,
bibliotecas, jogos educativos e novas formas de interação entre alunos e
professores.
Junto ao potencial positivo, surgiram os efeitos negativos ,
como uso das redes para assédio, ofensas, contatos com pessoas desconhecidas
mal-intencionadas, aplicativos que viciam os usuários, a disseminação de
notícias falsas e mensagens que promovem o ódio e o preconceito, e a perda de
controle de privacidade e das informações pessoais.
Aprender a viver com a internet é cada vez mais essencial,
pois grande parte de nossa comunicação e interação social se realizam dentro do
mundo virtual.
As crianças e adolescentes, até poucas décadas atrás, tinham
na escola e na família , os principais espaços de comunicação. Atualmente, a
internet e em particular, as redes sociais, se tornaram a principal fonte de informação,
lazer e convivência social, sob as quais, pais e professores têm pouco ou
nenhum acesso.
OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
- Capacitar crianças e jovens para analisar e discernir de forma crítica as informações que circulam na internet, em particular, nas redes sociais.
- Sabemos, desde que o mundo é mundo, que o encontro face a face é o espaço central onde se desenvolvem os afetos, valores e a inteligência emocional. Porém, o mundo das relações presenciais e o mundo virtual, na atual conjuntura, não são esferas separadas.
- Seja no mundo virtual e no mundo presencial, as qualidades para se ter um pensamento autônomo e relações de convivência respeitosas são fundamentalmente as mesmas, seja off-line ou on-line.
- No mundo virtual (redes sociais), essas qualidades se fazem mais necessárias pois trazem novos desafios, que são:
- A de-sensibilização pela não-presença física do interlocutor e a colonização da internet, por pessoas e grupos que promovem o ódio, notícias e informações falsas
- Precisamos tratar a comunicação como uma habilidade cognitiva e socioemocional única.
- Nosso desafio é relacionar o off-line e o on-line e entender que os problemas do mundo virtual têm ligações com as nossas experiências face a face.
- Vamos aqui, desenvolver habilidades e competências , para que as crianças e jovens possam interagir no mundo off-line ou on-line, sem perder autonomia intelectual e emocional. Isso é fundamental para a nossa convivência em uma sociedade democrática.
- Devemos desenvolver nossa inteligência emocional para lidar com tudo isso: a de-sensibilização e aceleração do tempo ( vivemos sempre em busca de respostas rápidas que dificultam a reflexão.
- Isso tudo gera a falta de controle sobre o reenvio de mensagens para terceiros e a “eternização” de informações pessoais em bancos de dados, entre outros.
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E A BNCC
- Um dos objetivos da BNCC é formar cidadãos capazes de exercitar o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, resolver conflitos e a cooperação .
- É fundamental que as escolas incorporem as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação e manipulação.
- Educar os jovens para o uso mais democrático das tecnologias com uma participação mais consciente da cultura digital.
A NOSSA JORNADA SERÁ DIVIDIDA EM 8 TÓPICOS
- 1- EMPATIA COMO FUNDAMENTO DA SOCIABILIDADE
- 2-A PRUDÊNCIA E A DÚVIDA PARA FUNDAMENTAR O JULGAMENTO E A PROCURA DA VERDADE
- 3-APRENDER A CONVIVER COM VISÕES DIFERENTES
- 4-DEVEMOS ESTAR ATENTOS AOS NOSSO PRECONCEITOS
- 5-O QUE É A NORMALIDADE? CADA PESSOA TEM O DIREITO DE SER DO SEU JEITO
- 6-MANIQUEÍSMO: O MUNDO NÃO É BRANCO OU PRETO
- 7-A PRIVACIDADE COMO VALOR
- 8-INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO NAS REDES
VAMOS COMEÇAR?
· A EMPATIA COMO FUNDAMENTO DA SOCIABILIDADE
- EMPATIA É SABER SE COLOCAR NO LUGAR DO
OUTRO.
- CADA PESSOA OU SOCIEDADE, TÊM FORMAS
DIFERENTES DE VEREM O MUNDO.
- PARA TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É PRECISO
TER EMPATIA.
- A EMPATIA É DESENVOLVIDA DE FORMA
PERMANENTE ATRAVÉS DE UM LONGO PROCESSO QUE COMEÇA NA FAMÍLIA, DEPOIS COM
COLEGAS E AMIGOS, POSTERIORMENTE NO TRABALHO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS EM GERAL.
- EMPATIA É DIFERENTE DE SIMPATIA. SIMPATIA
É SER CODIAL COM AS PESSOAS.
- EMPATIA É RESPEITAR OS SENTIMENTOS DAS
PESSOAS.
- EMPATIA NÃO É CONCORDAR COM TUDO QUE O
OUTRO PENSA E DIZ, MAS É TENTAR ENTENDER O PORQUÊ DO OUTRO AGIR E PENSAR DE TAL
FORMA.
- EMPATIA É A CAPACIDADE DE SAIR DO NOSSO
MUNDO E ENTRAR NO MUNDO DO OUTRO.
- PODEMOS DESENVOLVER A EMPATIA POR:
IDENTIFICAÇÃO OU PELA DISPOSIÇÃO DE COMPREENDER PESSOAS DIFERENTES DE NÓS.
- EX: QUANDO UMA CRIANÇA VÊ UMA PESSOA
QUERIDA CHORANDO E PERGUNTA O QUE ACONTECEU, ELA DÁ O PRIMEIRO PASSO NO
DESENVOLVIMENTO DE SUA CAPACIDADE EMPÁTICA.
VOCÊ SABIA QUE A EMPATIA PODE PERMITIR NOS
CONHECER MELHOR?
- Cada vez que nos relacionamos com alguém
nossas emoções são acionadas.
- Cada pessoa com a qual nos relacionamos,
acionam em nós sentimentos: podemos gostar, admirar, confiar, temer, nos
irritar, sentir inveja ou raiva.
- Quando nos conhecemos melhor, percebemos
que as emoções que as pessoas nos despertam são projeções dos nossos medos ,
desejos e inseguranças.
- Temos que entender porquê isso acontece.
- Por que as vezes, fazemos com as pessoas algo
que não gostaríamos que nos fizessem?
- Quando encontramos alguém que é mais
frágil e diferente de nós, pode surgir a vontade de humilhar, debochar e
ofender. Dessa forma, perdemos nossa capacidade de empatia.
- Se eu respeito o outro, eu não vou
julgar, rotular ou ofender. Se julgamos sem conhecimento, acabamos cometendo
injustiças.
- Quando rotulamos alguém, reduzimos a
pessoa a uma qualidade negativa e deixamos de enxergá-la como um indivíduo com
sentimentos e podemos maltratá-la.
- Quando confiamos em nós mesmos, não
precisamos ofender ninguém para nos sentir superiores. Dessa forma entendemos,
que quem nos ofende precisa se afirmar ou tem problemas que o leva a ser
agressivo.
- A autoconfiança nos permite realizar
aquilo que desejamos, que as pessoas são diferentes e que somos todos falíveis.
- A empatia nos leva a perguntar: E SE EU
ESTIVESSE NO LUGAR DELE(A)?
EXEMPLO:
Os jogos e os esportes nos fazem
compreender que as regras boas são aquelas que valem para todos. Jogos e
trabalhos em grupos, desenvolvem a capacidade de COOPERAÇÃO. Aprendemos a
suportar críticas, opiniões diferentes , a capacidade de negociar, dialogar,
buscar soluções que sejam satisfatórias para todos.
A EMPATIA NO MUNDO VIRTUAL
- Aprendemos a ser empáticos com a presença
física das pessoas, pois podemos ver suas expressões, por exemplo. Mas no mundo
virtual, numa conversa via WhatsApp, por exemplo, o outro não está presente
face a face e com isso, perdemos boa parte da capacidade de entender o que
realmente está acontecendo com a pessoa. Nossa compreensão sobre o outro fica
limitada a mensagem escrita ou gravação de voz.
- Quando nos comunicamos de forma virtual, temos
que nos esforçar pra entender o efeito que nossas mensagens podem causar no
outro.
- A comunicação virtual , pode se tornar
dessensibilizadora. Pode dificultar o entendimento do que o outro está querendo
dizer.
- Frases que não diríamos presencialmente,
podem ser ditas facilmente de forma virtual, ou também podemos cortar diálogos com
um simples clique ou frases curtas que desestimulam a conversa.
- Na maioria dos casos, quando as opiniões
divergem nas redes, não suportam mais de três ou quatro mensagens e isso pode gerar
ofensas mútuas e /ou rompimento do diálogo.
- Perdemos com isso, a capacidade de escuta
e diálogo.
- A centralidade das redes sociais leva a
uma comunicação cotidiana que promove imagens simplificadas , selfies, que
geralmente mostram momentos positivos e alegres de nós mesmos e dos outros,
muitas vezes uma imagem irreal de nossas vidas.
- As mensagens postadas nas redes, não
visam gerar diálogo, mas sim respostas do tipo: GOSTEI ou NÃO GOSTEI ou um
EMOJI. Isso pode promover ou destruir nossa autoestima e a dos outros. Isso é
um obstáculo à empatia.
- É interessante na escola, por exemplo,
combinarmos atividades presenciais e virtuais.
MÃOS À OBRA!
- DEFINA O QUE É EMPATIA PRA VOCÊ. (escreva em uma folha de caderno ou post-it)
- Colem suas definições no quadro da sala de aula e agrupem as que se parecem com a sua forma de definir a empatia.
- Vamos construir um conceito comum a nossa turma do que é EMPATIA?
- DICA: podem usar o JAMBOARD para que todos produzam de forma colaborativa.
- VAMOS LER ALGUMAS HISTÓRIAS REAIS. (um(a) aluno(a) lê uma história por vez.
- Observem a reação do seu colega lendo a história.
- Cada aluno(a) deve escrever no caderno ou post-it sua impressão sobre as histórias lidas, seguindo os seguintes passo: ( o que sentiu ao ler a história? Já sentiu ou presenciou algo parecido? O que faria se estivesse no lugar da pessoa da história?)
- Agora em uma caixa que está na sala de aula, cada aluno(a) vai escrever uma história pela qual já vivenciou e colocar na caixa. Podem também fazer isso via celular, através de texto ou áudio / entrevista. Os áudios podem ser transcritos.
- Essa atividade pode ser gravada em formato PODCAST utilizando ferramentas como : ANCHOR, PODEBEAN, e em vez da leitura em papel, podemos ouvir as histórias pelo podcast, usando fones de ouvidos.
DICAS DE FILME SOBRE EMPATIA
- UP: ALTAS AVENTURAS (2009) Censura Livre
- EXTRAORDINÁRIO (2017) Censura + 10 anos
- DIVERTIDAMENTE(2015) Censura Livre
- SEXTA-FEIRA MUITO LOUCA (2003) Censura Livre
- BILLY ELLIOT (2000) Censura + 12 anos
- BLACKFISH, FÚRIA ANIMAL (2013) Censura + 12 anos
- INTOCÁVEIS (2011) Censura + 14 anos
Parabéns professora Isabel, seu projeto está dentro da BNCC, Excelente! Vou indicar para outras professoras.
ResponderExcluir