domingo, 17 de outubro de 2021

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA - PARTE 1 - EMPATIA


 

PROPOSTA


Sabemos que a internet na vida cotidiana das pessoas se tornou algo central. Evidente que seu uso possui muitos efeitos positivos, como por exemplo, no campo da educação, colocando à disposição informação, bibliotecas, jogos educativos e novas formas de interação entre alunos e professores.

Junto ao potencial positivo, surgiram os efeitos negativos , como uso das redes para assédio, ofensas, contatos com pessoas desconhecidas mal-intencionadas, aplicativos que viciam os usuários, a disseminação de notícias falsas e mensagens que promovem o ódio e o preconceito, e a perda de controle de privacidade e das informações pessoais.




Aprender a viver com a internet é cada vez mais essencial, pois grande parte de nossa comunicação e interação social se realizam dentro do mundo virtual.

As crianças e adolescentes, até poucas décadas atrás, tinham na escola e na família , os principais espaços de comunicação. Atualmente, a internet e em particular, as redes sociais, se tornaram a principal fonte de informação, lazer e convivência social, sob as quais, pais e professores têm pouco ou nenhum acesso.


OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA



  • Capacitar crianças e jovens para analisar e discernir de forma crítica as informações que circulam na internet, em particular, nas redes sociais.
  • Sabemos, desde que o mundo é mundo, que o encontro face a face é o espaço central onde se desenvolvem os afetos, valores e a inteligência emocional. Porém, o mundo das relações presenciais e o mundo virtual, na atual conjuntura, não são esferas separadas.
  • Seja no mundo virtual e no mundo presencial, as qualidades para se ter um pensamento autônomo e relações de convivência respeitosas são fundamentalmente as mesmas, seja off-line ou on-line.
  • No mundo virtual (redes sociais), essas qualidades se fazem mais necessárias pois trazem novos desafios, que são:
  • A de-sensibilização pela não-presença física do interlocutor e a colonização da internet, por pessoas e grupos que promovem o ódio, notícias e informações falsas
  • Precisamos tratar a comunicação como uma habilidade cognitiva e socioemocional única.
  • Nosso desafio é relacionar o off-line e o  on-line e entender que os problemas do mundo virtual têm ligações com as nossas experiências face a face.
  • Vamos aqui, desenvolver habilidades e competências , para que as crianças e jovens possam interagir no mundo off-line ou on-line, sem perder autonomia intelectual e emocional. Isso é fundamental para a nossa convivência em uma sociedade democrática.
  • Devemos desenvolver nossa inteligência emocional para lidar com tudo isso: a de-sensibilização e aceleração do tempo ( vivemos sempre em busca de respostas rápidas que dificultam a reflexão.
  • Isso tudo gera a falta de controle sobre o reenvio de mensagens para terceiros e a “eternização” de informações pessoais em bancos de dados, entre outros.


EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E A BNCC



  • Um dos objetivos da BNCC é formar cidadãos capazes de exercitar o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, resolver conflitos e a cooperação .
  • É fundamental que as escolas incorporem as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação e manipulação.
  • Educar os jovens para o uso mais democrático das tecnologias com uma participação mais consciente da cultura digital.

 

A NOSSA JORNADA SERÁ DIVIDIDA EM 8 TÓPICOS


  •  1- EMPATIA COMO FUNDAMENTO DA SOCIABILIDADE
  • 2-A PRUDÊNCIA E A DÚVIDA PARA FUNDAMENTAR O JULGAMENTO E A PROCURA DA VERDADE
  • 3-APRENDER A CONVIVER COM VISÕES DIFERENTES
  • 4-DEVEMOS ESTAR ATENTOS AOS NOSSO PRECONCEITOS
  • 5-O QUE É A NORMALIDADE? CADA PESSOA TEM O DIREITO DE SER DO SEU JEITO
  • 6-MANIQUEÍSMO: O MUNDO NÃO É BRANCO OU PRETO
  • 7-A PRIVACIDADE COMO VALOR
  • 8-INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO NAS REDES

 

VAMOS COMEÇAR?



·    A EMPATIA COMO FUNDAMENTO DA SOCIABILIDADE

- EMPATIA É SABER SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO.

- CADA PESSOA OU SOCIEDADE, TÊM FORMAS DIFERENTES DE VEREM O MUNDO.

- PARA TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É PRECISO TER EMPATIA.

- A EMPATIA É DESENVOLVIDA DE FORMA PERMANENTE ATRAVÉS DE UM LONGO PROCESSO QUE COMEÇA NA FAMÍLIA, DEPOIS COM COLEGAS E AMIGOS, POSTERIORMENTE NO TRABALHO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS EM GERAL.

- EMPATIA É DIFERENTE DE SIMPATIA. SIMPATIA É SER CODIAL COM AS PESSOAS.

- EMPATIA É RESPEITAR OS SENTIMENTOS DAS PESSOAS.



- EMPATIA NÃO É CONCORDAR COM TUDO QUE O OUTRO PENSA E DIZ, MAS É TENTAR ENTENDER O PORQUÊ DO OUTRO AGIR E PENSAR DE TAL FORMA.

- EMPATIA É A CAPACIDADE DE SAIR DO NOSSO MUNDO E ENTRAR NO MUNDO DO OUTRO.

- PODEMOS DESENVOLVER A EMPATIA POR: IDENTIFICAÇÃO OU PELA DISPOSIÇÃO DE COMPREENDER PESSOAS DIFERENTES DE NÓS.



- EX: QUANDO UMA CRIANÇA VÊ UMA PESSOA QUERIDA CHORANDO E PERGUNTA O QUE ACONTECEU, ELA DÁ O PRIMEIRO PASSO NO DESENVOLVIMENTO DE SUA CAPACIDADE EMPÁTICA.

 

VOCÊ SABIA QUE A EMPATIA PODE PERMITIR NOS CONHECER MELHOR?



- Cada vez que nos relacionamos com alguém nossas emoções são acionadas.

- Cada pessoa com a qual nos relacionamos, acionam em nós sentimentos: podemos gostar, admirar, confiar, temer, nos irritar, sentir inveja ou raiva.

- Quando nos conhecemos melhor, percebemos que as emoções que as pessoas nos despertam são projeções dos nossos medos , desejos e inseguranças.

- Temos que entender porquê isso acontece.

- Por que as vezes, fazemos com as pessoas algo que não gostaríamos que nos fizessem?

- Quando encontramos alguém que é mais frágil e diferente de nós, pode surgir a vontade de humilhar, debochar e ofender. Dessa forma, perdemos nossa capacidade de empatia.

- Se eu respeito o outro, eu não vou julgar, rotular ou ofender. Se julgamos sem conhecimento, acabamos cometendo injustiças.

- Quando rotulamos alguém, reduzimos a pessoa a uma qualidade negativa e deixamos de enxergá-la como um indivíduo com sentimentos e podemos maltratá-la.

- Quando confiamos em nós mesmos, não precisamos ofender ninguém para nos sentir superiores. Dessa forma entendemos, que quem nos ofende precisa se afirmar ou tem problemas que o leva a ser agressivo.

- A autoconfiança nos permite realizar aquilo que desejamos, que as pessoas são diferentes e que somos todos falíveis.

- A empatia nos leva a perguntar: E SE EU ESTIVESSE NO LUGAR DELE(A)?

EXEMPLO:

Os jogos e os esportes nos fazem compreender que as regras boas são aquelas que valem para todos. Jogos e trabalhos em grupos, desenvolvem a capacidade de COOPERAÇÃO. Aprendemos a suportar críticas, opiniões diferentes , a capacidade de negociar, dialogar, buscar soluções que sejam satisfatórias para todos.

 



A EMPATIA NO MUNDO VIRTUAL




- Aprendemos a ser empáticos com a presença física das pessoas, pois podemos ver suas expressões, por exemplo. Mas no mundo virtual, numa conversa via WhatsApp, por exemplo, o outro não está presente face a face e com isso, perdemos boa parte da capacidade de entender o que realmente está acontecendo com a pessoa. Nossa compreensão sobre o outro fica limitada a mensagem escrita ou gravação de voz.

- Quando nos comunicamos de forma virtual, temos que nos esforçar pra entender o efeito que nossas mensagens podem causar no outro.

- A comunicação virtual , pode se tornar dessensibilizadora. Pode dificultar o entendimento do que o outro está querendo dizer.

- Frases que não diríamos presencialmente, podem ser ditas facilmente de forma virtual, ou também podemos cortar diálogos com um simples clique ou frases curtas que desestimulam a conversa.

- Na maioria dos casos, quando as opiniões divergem nas redes, não suportam mais de três ou quatro mensagens e isso pode gerar ofensas mútuas e /ou rompimento do diálogo.

- Perdemos com isso, a capacidade de escuta e diálogo.

- A centralidade das redes sociais leva a uma comunicação cotidiana que promove imagens simplificadas , selfies, que geralmente mostram momentos positivos e alegres de nós mesmos e dos outros, muitas vezes uma imagem irreal de nossas vidas.

- As mensagens postadas nas redes, não visam gerar diálogo, mas sim respostas do tipo: GOSTEI ou NÃO GOSTEI ou um EMOJI. Isso pode promover ou destruir nossa autoestima e a dos outros. Isso é um obstáculo à empatia.

- É interessante na escola, por exemplo, combinarmos atividades presenciais e virtuais.

 

MÃOS À OBRA!



  • DEFINA O QUE É EMPATIA PRA VOCÊ. (escreva em uma folha de caderno ou post-it)
  • Colem suas definições no quadro da sala de aula e agrupem as que se parecem com a sua forma de definir a empatia.
  • Vamos construir um conceito comum a nossa turma do que é EMPATIA?
  • DICA: podem usar o JAMBOARD para que todos produzam de forma colaborativa.
  • VAMOS LER ALGUMAS HISTÓRIAS REAIS. (um(a) aluno(a) lê uma história por vez.
  • Observem a reação do seu colega lendo a história.
  • Cada aluno(a) deve escrever no caderno ou post-it sua impressão sobre as histórias lidas, seguindo os seguintes passo: ( o que sentiu ao ler a história? Já sentiu ou presenciou algo parecido? O que faria se estivesse no lugar da pessoa da história?)
  • Agora em uma caixa que está na sala de aula, cada aluno(a) vai escrever uma história pela qual já vivenciou e colocar na caixa. Podem também fazer isso via celular, através de texto ou áudio / entrevista. Os áudios podem ser transcritos.
  • Essa atividade pode ser gravada em formato PODCAST utilizando ferramentas como : ANCHOR, PODEBEAN, e em vez da leitura em papel, podemos ouvir as histórias pelo podcast, usando fones de ouvidos.

DICAS DE FILME SOBRE EMPATIA



 

Fonte: 

Adaptado de Corações e Mentes - Pensando de forma autônoma fora e dentro da Internet - SORJ, Bernardo. NOUJAIM, Alice. 

(Instituto Palavra Aberta)

Atividades: FERREIRA, Bruno

Imagens: Google Imagens

 

 








Um comentário:

  1. Parabéns professora Isabel, seu projeto está dentro da BNCC, Excelente! Vou indicar para outras professoras.

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