sexta-feira, 29 de junho de 2012

HISTÓRIA DA CELULITE: VOCÊ SABIA QUE ANTIGAMENTE CELULITE ERA SÍMBOLO DE STATUS?


William Etty – Kandaules, Rei da Lídia, mostra sua esposa em segredo a Gyges


Celulite nada mais é que uma alteração que ocorre no tecido subcutâneo em virtude de duas causas principais: deficiência de colágeno e inflamações nas células adiposas. A sua origem é bastante questionada, pois pode ser causada por diversos fatores (herança genética, idade, sexo, desequilíbrio hormonal, alterações na microcirculação, fatores imunológicos, maus hábitos alimentares, vida sedentária, cigarro, estresse e fatores emocionais, gravidez, alguns medicamentos, excesso de sal, aumento da pressão capilar, problema na reabsorção linfática e alterações no tecido conjuntivo) e como não é possível isolar um desses fatores, eles quando somados, contribuem para o surgimento da tão “famosa” celulite.
A face visível da celulite se dá através do efeito “casca de laranja” em várias partes de corpo, principalmente nas pernas e no bumbum. Ora, num mundo em que o corpo desnudo é um “salvo-conduto” para o sucesso, possuir celulite é uma maneira de dar com o nariz na porta do glamour e da elegância, principalmente em ambientes de quase nenhuma roupa, ou roupa alguma.
Todavia, nem sempre a celulite foi o terror das mulheres. Há mais de um século atrás chegou a ser considerada um sinal de saúde, status social e apelo sexual. As rugosidades nas zonas erógenas denotavam a vida boa que suas portadoras levavam, que comiam alimentos sofisticados, tomavam excelentes bebidas e não precisavam se submeter a extenuantes trabalhos braçais, pois tinham à sua disposição a criadagem a lhes satisfazer os mínimos desejos.
Criou-se assim durante a Era Vitoriana (período de prosperidade e paz, reinado pela Rainha Vitória) e séculos anteriores um vínculo estreito entre a celulite e o status social elevado. Naquele tempo as damas da sociedade se orgulhavam de aparecer nas pinturas ostentando dobrinhas e irregularidades.



Pieter Paul Rubens - As três graças



Jacob Jordaens – A esposa do Rei Kandaules


Ter ou não ter celulite, longe de pertencer a uma estética imutável, faz parte de um contexto cultural que mudou ao longo do tempo. Hoje as mulheres tendem a uma progressiva artificialização do corpo feminino, em busca de uma beleza padrão, imposta na maioria das vezes pela mídia.


CURIOSIDADE: História da moda de 1700 a 1900

5 comentários:

  1. Prof. Isabel, seu blog é maravilhoso. Apesar deu ser geógrafo compartilho sua paixão pela história. Considero seu método de vanguarda para a aplicação do ensino aos alunos atualmente tão desmotivados. Continue nos brindando. Parabéns mesmo.

    Prof. Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Adriano! Para mim, Geografia, História, Física, Química, entre outras ciências, estão interligadas, respeitando as devidas proporções é claro. Mas a interdisciplinaridade deve predominar. E hoje mais do que nunca sabemos que isso está mudando. Inclusive devemos considerar as mudanças do ponto de vista das TICS. É exatamente por isso que resolvi criar esse blog. Trabalho com ele há mais de dois anos, já utilizei em escolas públicas e privadas. E está me rendendo bons frutos.
      Volte sempre e divulgue para seus alunos.

      Excluir
  2. Professora Isabel Aguiar,sou sua aluna do Instituto Frei João Pedro de Sexto,faço o nono ano.Meu nome é Antonia Kamilly Melo Oliveira e queria falar a respeito da Olímpida,pois ja fiz minha inscrição e queria lhe comunicar a respeito disso.Gostaria de saber mais a respeito,pois nao tive presente em todas as reunioes por conta de outros compromissos e quero me dedicar agora exclusivamente para a olimpida.Li um pouco sobre o regulamento,mas não entendi como fazer a inscriçao do grupo todo.Fiz a minha individualmente.Espero que vc me ajude jovem.....Aproveitando o espaço quero lhe parabenizar pelo seu blog que é maravilhoso e cheio de conteudo.Obrigado pela atenção....fica com Deus...saudades suas e de suas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamilly, claro que eu lembro de vc jovemmmm!! Com relação as olimpíadas de História a inscrição do grupo é feita pela professora em questão, no caso, eu hahahah. Se vc já se cadastrou, ótimo. Agora é só saber em que grupo vc vai ficar. Tem que ser vc e mais 2 pessoas. Me mande um e-mail informando quem são as outras 2 pessoas que formarão equipe com vc e não esqueça de criar um nome para a equipe. Meu e-mail isabelaguiar3@yahoo.com.br
      Aguardo retorno. Vc tem meu facebook , n tem? Podemos manter contato por lá tb, ok? Beijosss jovemmmm!!!

      Excluir