sexta-feira, 15 de maio de 2020

A GRÉCIA ANTIGA




LOCALIZAÇÃO
  • Sudeste da Europa
  • 3 regiões: Grécia Continental, Grécia Insular e Grécia Asiática



A CIVILIZAÇÃO CRETENSE
  • Creta: a maior ilha do Mar Egeu
  • Berço de uma civilização antiga que influenciou os gregos
  • Em 2.200 a.C., produziam cereais, criavam gado, praticavam comércio marítimo com: ilhas do Mar Egeu, Grécia e Egito.
  • Havia palácio onde o rei governava e servia também para a vida econômica da cidade. Ex: artesanato, agricultura e pastoreio. 
  • Nos palácios havia templos religiosos e armazéns para guardar alimentos
  • Parte da produção era destinada ao rei em forma de impostos
  • O palácio de Cnossos era o mais rico e mais conhecido de Creta. 
A CIVILIZAÇÃO MICÊNICA

  • Os aqueus fundaram a cidade de Micenas
  • As navegações aproximaram os micênicos e os cretenses de quem assimilaram conhecimentos e depois os dominaram. 
  • Por meio do comércio marítimo os micênicos espalharam a cultura grega pelo Mar Mediterrâneo.
  • a sociedade era organizada em torno de palácios, o principal era o de Micenas
  • Havia a escrita Linear -B
  • 1953 ´ a escrita Linear B foi decifrada e era um ramo do grego antigo, era portanto , a língua dos aqueus. 
  • 1200 a.C os palácios foram destruídos e houve empobrecimento material e abandono da escrita
  • as principais fontes escritas dessa época são dois poemas: ILÍADA (narra a Guerra de Troia) e ODISSEIA (aventuras de Ulisses), atribuídos ao poeta Homero. 
  • os 4 povos que deram origem aos antigos gregos são: jônios, eólios, dórios e aqueus. 
Ilíada e Odisséia (2 em 1, com Índice Ativo) eBook de Homero ...

DO OIKOS À CIDADE-ESTADO
  • chegam ao fim os palácios
  • surgem os oikos - grande família - parentes e seus bens
  • a produção era de subsistência e a sobra era para o chefe
  • o chefe ganhou poder e passou a governar com a ajuda de guerreiros
  • dessa forma, surge a cidade-Estado grega.
A CIDADE-ESTADO - PÓLIS

Surgiram As Polis Gregas GIF - SurgiramAsPolis Polis Gregas ...

  • era espaço de decisão coletiva, festividade e cultos a divindades
  • a pólis grega se desenvolveu as margens do Mar Mediterrâneo
  • ocorreram muitas mudanças: uso do ferro, arquitetura em pedra, cavalo de guerra, monumentos, escrita alfabética, pintura e fabricação de artigos de bronze
OS 3 ELEMENTOS DA CIDADE -ESTADO GREGA
  • território agrícola: ocupado e explorado por famílias camponesas
  • núcleo urbano com templos, praças, oficinas de artesãos, lojas de pequeno comércio e porto para comércio com o exterior. 
  • acrópole- servia de defesa e unidade nacional
O QUE LEVOU OS GREGOS A SE EXPANDIREM?
  • século XVIII - uso do ferro para fazer ferramentas agrícolas
  • isso aumentou a quantidade de alimentos
  • a população cresceu e necessitava de mais terras para cultivo
  • as terras férteis pertenciam a grandes proprietários
  • os pequenos proprietários pediam empréstimos a grandes proprietários, ficavam endividados e se tornavam escravos deles
  • os gregos buscavam terras em lugares distantes por : dívidas, escravidão e interesse em obter ferro
  • os gregos fundaram novas cidades e colônias as margens do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro




ATENAS
  • cidade-estado grega importante
  • fundada pelos jônios, século X a.C.
  • havia portos naturais que facilitavam a pesca, navegação e comércio marítimo
  • no início havia um rei mas o poder estava com os aristocratas  (famílias que herdam privilégios)
  • somente aristocratas ocupavam cargos públicos
  • artesão, comerciantes e soldados exigiam participação política
  • pequenos proprietários queriam o fim da escravidão por dívidas
  • 594 a.C, Sólon, um legislador, efetuou uma reforma: acabou a escravidão por dívidas e dividiu os cidadãos em 4 categorias (somente os ricos poderiam ter cargos importantes)
  • os privilégios passaram dos aristocratas para os ricos
  • apesar da reforma de Sólon, as riquezas continuaram nas mãos de poucos e a participação política permanecia reduzida
  • os conflitos sociais continuaram
A DEMOCRACIA ATENIENSE


No Oriente, outras formas de governo, que não a democracia, “vão ...

  • 508 a.C, Clístenes faz reforma popular que garante a participação de cidadãos no governo
  • nasce aí a DEMOCRACIA - poder do povo
  • os principais órgãos da democracia de Atenas: 
  • Assembleia do Povo ( votava as leis, escolhia magistrados e decidia em que gastar o dinheiro público. Todos os cidadãos faziam parte dela)
  • quem eram os cidadãos em Atenas? homens livres maiores de 18 anos e filhos de pais atenienses. 
  • Conselho do Quinhentos - preparava projetos para serem votados na Assembleia do Povo(Eclésia). Formado por 500 cidadãos, escolhidos por sorteio anual de modo que ricos e pobres teriam a mesma chance de ser eleitos. Os projetos aprovados eram postos em prática por 10 cidadãos eleitos por um ano. 
  • a democracia ateniense era direta e aberta a todos os cidadãos 
  • Clístenes criou o OSTRACISMO  -  expulsão da cidade por 10 anos de pessoas que ameaçassem a democracia. 
  • a democracia não era pra todos: escravizados, mulheres e estrangeiros não eram considerados cidadãos

Ágape: por mais amores a la Grécia Antiga - Regiane Folter - Medium


 O SÉCULO DE PÉRICLES
  • Péricles aperfeiçoou a democracia de Atenas
  • criou o Tribunal Popular com 6 mil cidadãos para julgar várias causas
  • os membros do tribunal eram eleitos por sorteio e ficavam no cargo por um ano
  • esse rodízio era uma característica da democracia ateniense
  • o juri era o juiz
  • para que as pessoas pudessem participar da Assembleia do Povo, Péricles pagava, e isso ajudava a pessoas pobres se dedicarem a política
  • Péricles reconstruiu a parte alta de Atenas que foi destruída pelos persas
  • o tempo que Péricles governou Atenas ficou conhecido como Século de Péricles
ESCRAVOS , MULHERES E ESTRANGEIROS
  • com o fim da escravidão por dívidas, os atenienses compravam escravos de outros lugares. ex.: Egito
  • escravizados faziam várias tarefas: homens: cuidavam do gado, capinavam , plantavam e colhiam. As mulheres: moíam grãos, fiavam, teciam, cozinhavam , cuidavam das crianças e da casa de seus donos. 
ESPARTA
  • era diferente de Atenas . Ex: localização em altas montanha e não tinha saída para o mar.
  • a cidade foi fundada pelos dórios
  • parecia um acampamento militar
  • dominaram os messênios
  • o lema deles era:" não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer"
POLÍTICA EM ESPARTA
  • órgãos do governo espartano:
  • Gerúsia: 30 anciãos com mais de 60 anos do qual faziam parte 2 reis
  • propunham leis e decidiam se a cidade participaria ou não de uma guerra
  • Ápela era assembleia formada por espartanos com 30 anos ou mais. votava sem discutir a proposta da Gerúsia  e concordava com ela. 
  • Eforato: formado por 5 membros eleitos por um ano. convocavam tropas em caso de guerra e podiam convocar a Ápela e aplicavam as decisões da Gerúsia. 
  • o governo de Esparta era definido como uma OLIGARQUIA = governo de poucos

SOCIEDADE ESPARTANA

Esparta GIFs - Get the best GIF on GIPHY

  • no século VIII a.C. Esparta era dividida em 3 grupos:
  • espartanos: descendentes de dórios com direito a cidadania , melhores e maiores terras e podiam ocupar cargos políticos e militares. 
  • periecos: homens livres sem direito a cidadania, se dedicavam ao comércio, artesanato e cultivo de pequena propriedade. 
  • hilotas: descendentes dos messênios (povo vencido e submetido pelos espartanos). eram de propriedade do governo e entregues aos cidadãos espartanos para trabalhar em suas propriedades. 


OS DEUSES E OS HERÓIS GREGOS

Descubra a mitologia grega intrínseca ao Arcadismo


  • Os gregos eram politeístas
  • 12 de seus deuses viviam no Olimpo - montanha mais alta da Grécia com cerca de 2917 metros de altura.
  • Os deuses gregos eram imortais mas agiam como seres humanos
  • guerreavam, sentiam ódio, amor , ciúmes, inveja, casavam-se e tinham filhos
  • Os deuses poderiam favorecer e prejudicar os seres humanos
  • para agradar os deuses ofereciam presentes, orações e festas
  • Zeus era o deus mais poderoso
  • Hera era a esposa de Zeus
  • Ares era filho de Zeus e Hera
  • Ártemis era a deusa da caça
  • Afrodite era a deusa do amor e da beleza
  • Poseidon era deus dos mares
  • Atena - deusa da sabedoria
  • Deméter - deusa da fertilidade 
  • Apolo - deus da música
  • Hefesto - deus do fogo e metalurgia
  • Hermes - deus mensageiro
  • Héstia - deusa dos lares

UMA RELIGIÃO CÍVICA

Religião Grega | Religião

  • Cada cidade grega tinha seu deus e um templo para cada um deles
  • Os deuses faziam festas para os deuses em troca de favores
  • Alguns templos possuía um ORÁCULO - onde sacerdotes aconselhavam pessoas que queriam saber de seu futuro
  • Oráculo de Delfos: havia uma deusa chamada Pítia, que transmitia os conselhos dados pelo deus Apolo
  • Os gregos também tinham seus HERÓIS - filho de uma divindade com um mortal
  • Mitologia grega - era o conjunto de mitos de um grupo ou povo
  • A mitologia grega ajuda a entender o modo de viver e pensar do povo grego




OS JOGOS OLÍMPICOS

COI proíbe imprensa de produzir GIFs dos jogos olímpicos

  • O primeiro jogo olímpico aconteceu em 776 a.C. em Olímpia
  • Era homenagem a Zeus
  • Acontecia de 4 em 4 anos
  • As guerras eram interrompidas durante os jogos
  • Pessoas de várias profissões e de vários lugares viajavam para Olímpia para participar dos jogos
  • Era um acontecimento esportivo, cívico e religioso
  • Os jogos tinham perfil militar porque repetiam exercícios de guerra
  • Os jogos tinham perfil aristocrático  pois o atleta se destacava e era honrado diante de seus competidores
  • A recompensa aos vencedores era simbólica: uma coroa feita com folhas de louro
  • Os vencedores eram homenageados com estátuas em sua cidade natal
  • As mulheres eram proibidas de competir e de assistir aos jogos

AS ARTES GREGAS
  • a arte grega valorizava o ser humano: teatro, pintura e escultura



TEATRO

greek chorus" - Google Search | Mascaras

  • Nasce de uma festa religiosa e cívica em homenagem ao deus Dionísio - o mais jovem dos deuses
  • O ponto alta da festa eram as peças de teatro - representadas ao ar livre, várias apresentações durante todo o dia
  • reuniam milhares de pessoas
  • Frequentar teatro fazia parte da educação dos gregos
  • Os pobres assistiam a peças de teatro gratuitamente
  • Em Atenas todas as atividades eram interrompidas em dias de espetáculo
  • As peças de teatro gregas ainda são encenadas nos dias atuais no mundo inteiro
  • Os gregos inventaram dois gêneros teatrais: comédia e tragédia
  • Tragédia - mudança drástica no destino das pessoas 
  • Comédia - humor para fazer crítica aos costumes e aos políticos


ESCULTURA

Black Figure Hercules. Amphora, 520 BC, 10.gif | Grécia antiga
  • As esculturas eram expostas em locais públicos: templos, fontes e praças
  • A maioria era encomendada pelo governo da cidade
  • A figura humana era reproduzida de forma harmoniosa e respeitando as proporções
PINTURA

AULA DE ARTE : ATIVIDADE 05 “Arte antiga – PINTURA GREGA”

  • Pinturas em vasos de cerâmica, usados para transportar alimentos
  • São obras de valor artístico e fontes de estudo dos antigos gregos
  • Retratam cenas da mitologia e do dia a dia - esportes, amor, trabalho, ...
  • Usavam as técnicas de figuras negras e de figuras vermelhas

AGORA VAMOS VER UM VÍDEO SOBRE A GRÉCIA ANTIGA?



Nenhum comentário:

Postar um comentário